Vinícius Louro participa de Encontro que debateu a preservação do Rio Mearim

Assecom / Dep. Vinícius Louro
02/02/2018 18h43 - Atualizado em 02/02/2018 18h45

Vinícius Louro participa de Encontro que debateu a preservação do Rio Mearim

Com o tema "Nossos rios, igarapés e suas nascentes. O que devemos fazer hoje para mantê-los vivos" o Encontro dos Prefeitos e Secretários do Meio Ambiente da Região do Mearim reuniu diversas autoridades no município de Trizidela do Vale. O deputado estadual Vinícius Louro (PR), o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) e o prefeito Fred Maia (PMDB) prestigiaram o evento que também contou com a participação da sociedade civil.

Durante o encontro o deputado Vinícius Louro lamentou a situação do impacto ambiental que os rios e nascentes vêm sofrendo. “O rio Mearim está numa situação agonizante. Já estive em uma de suas nascentes, localizada no município de Formosa da Serra Negra e lá constatamos que há um desmatamento do local para a criação de gado. Algo preocupante que precisa de uma solução, porque o Rio Mearim está morrendo. Como membro da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa solicito ao ministro Sarney Filho que tome providências imediatas", afirmou.

O prefeito Fred Maia ressaltou a importância do encontro e agradeceu a presença das autoridades. "Queremos agradecer a presença dos prefeitos e de toda comunidade presente para discutirmos a preservação do Rio Mearim, pois bebemos da água do rio Mearim e comemos o peixe do Rio Mearim. Mas o nosso rio está sendo maltratado. E hoje vamos mostrar a nossa real necessidade e esperamos contar com o apoio do Ministro", destacou.

O ministro José Sarney afirmou que serão realizadas várias fiscalizações nas nascentes do Rio Mearim e será lançado um programa de Educação Ambiental para o plantio de mudas de árvores, além de estudos técnicos a serem realizados sobre o Defeso no rio. No final do encontro, o prefeito Fred Maia entregou um documento ao ministro Sarney Filho que relata sobre a situação do Rio Mearim.

Ainda participaram do encontro a prefeita do município de Bernardo do Mearim, Eudina Costa; o prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Bigu; o presidente da Câmara de Vereadores de Trizidela do Vale, Corró; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim, José Filho; o diretor da DNOCS, Antônio Djalma; o senador, pastor Bell; o senador, João Alberto; o superintendente do Ibama/MA, Pedro Leão; o vice-prefeito de Pedreiras, Everson Veloso; o vice-prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé e o prefeito de Pedreiras, Antônio França.