Bira participa da reunião do Colegiado de Assistência Social e vai propor Frente em defesa do SUAS

02/02/2018 20h18

O Colegiado Estadual dos Gestores Muncipais de Assistência Social (COEGEMA) reuniu, na manhã desta sexta-feira (02), para tratar sobre a política nacional e estadual de assistência social. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) foi convidado especial da reunião que contou com a participação de representantes dos 217 municípios maranhenses.

A reunião abordou de maneira prioritária  a capacitação dos gestores, e contou com uma oficina que discutiu a reprogramação de saldos, uma vez que houve atraso no repasse de recursos por parte do Governo Federal. Os recursos do ano passado, segundo informações da mesa, só foram repassados na última semana de dezembro. Agora, a tarefa dos municípios é reprogramar os saldos.

Para o deputado Bira é importantíssimo que o colegiado reúna e discuta com a união de todos os gestores as políticas pertinentes a Assistência Social, que, segundo ele, enfrenta um momento difícil com a diminuição drástica de recursos nessa área.

"Quem mais sofre com a situação é a população. De modo que não podemos permitir que isso aconteça e a gente se une a essa causa no sentido de engrossar as fileiras da mobilização para tentar reverter esse quadro", frisou.

O parlamentar adiantou que vai propor a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a realização de Audiência Pública para discutir o tema de forma mais ampla, e se comprometeu também em dialogar com o Estado sobre o cofinanciamento.

"Então, são tarefas que tem a nossa atuação direta e que eu levo daqui após o diálogo com os gestores municipais, que, ao meu ver, estão no caminho certo em torno dessa causa", sublinhou.

A secretária Andréa Lauande explicou a importância da atuação da Assistência Social em todo o Maranhão. Ela chamou atenção para a responsabilidade do cuidado e acompanhamento dos diferentes programas sociais nas três esferas, nacional, estadual e municipal, no que diz respeito ao atendimento da população, e, sobretudo, daqueles que mais precisam.

"Nós temos hoje uma grande rede de CRAS, que são os Centros de Referência e Assistência Social, uma rede ampliada de CREAS, são os Centros Especializados, e, dentro desse movimento, uma gama de serviços que são ofertados. Então, essa reunião hoje trabalha também a capacitação e o fortalecimento do gestor, porque a gente entende que quem lidera uma equipe tem que está imbuído de conhecimento técnico", concluiu.