Bira parabeniza Carnaval maranhense e vai propor reconhecimento aos blocos tradicionais

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Bira do Pindaré
15/02/2018 18h46 - Atualizado em 15/02/2018 19h36

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (15), para destacar o Carnaval do Maranhão. Para ele, foi um grande sucesso em termos de organização, público, segurança e criatividade. “Isso é muito importante, pois sabemos que o Carnaval é um dos vetores da cultural popular e atrai o turista, engrandecendo a cidade e fortalecendo a geração de trabalho e renda. É importante que a festa seja bem organizada, incluindo o apoio para as manifestações de evangélicos e católicos, que também se reúnem nesse período em seus retiros”, disse.

O parlamentar ressaltou a grandiosidade dos pontos de folia tradicionais e o circuito Joãosinho Trinta, na Avenida Beira Mar, bem como o Carnaval de Segunda do Laborarte que, mais uma vez, manteve viva as tradições maranhenses. Ele acrescentou que este é um caminho correto para se trilhar o fortalecimento da cultura popular no Estado.

O deputado ressaltou a beleza da “maranhensidade” e anunciou que vai propor o reconhecimento dos blocos tradicionais como patrimônio cultural do Maranhão. Segundo ele, não há em nenhum outro lugar algo igual aos blocos tradicionais, os chamados tambores de ritmo, e disse ainda que não há Carnaval maranhense sem eles.

“É importante a política de reconhecimento do patrimônio cultural, porque ela cria ícones da nossa cultura, fortalece a comunicação da nossa identidade, não só para o nosso povo, mas também para o mundo. O frevo é de Recife. Salvador tem o axé. Aqui nós temos uma pluralidade, uma diversidade, mas é preciso destacar que, dentro dessa diversidade, há a resistência dos blocos tradicionais, que se organizam a cada ano e fazem também uma diferença muito grande nas manifestações carnavalescas maranhenses”, sublinhou.

Bira parabenizou o governador Flávio Dino, os secretários Diego Galdino e Jefferson Portela e toda a equipe do Governo do Maranhão, que atuou para que o Carnaval pudesse ter êxito. Ele ainda lamentou que a mídia nacional não tenha dado o destaque merecido à folia maranhense.

“Não podemos deixar de registrar o brilho que teve o Carnaval no Maranhão, com uma multidão que nunca se viu ao longo de toda a Avenida Beira-Mar. Só o sistema mentira de comunicação é que não viu, porque eles fazem questão boicotar. O jornalismo deles é ‘chinfrim’ e não serve para informar a verdade e os fatos que acontecem no Maranhão. Só para atacar os seus adversários. É um panfleto midiático usado como instrumento de ataque e de ofensa aos seus adversários políticos, mas não mostra a verdade”, enfatizou.

 


Banner