Bira participa da inauguração do Centro-Dia Infantil na Cidade Operária

Assecom / Dep. Bira do Pindaré
21/02/2018 19h18

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na manhã da última segunda-feira (19), da solenidade de inauguração do Centro-Dia Infantil - Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência, iniciativa da Prefeitura de São Luís no bairro Cidade Operária e que atenderá a crianças de zero a seis anos. Ele afirmou que a entrega do equipamento social é um momento histórico e vitorioso em prol das pessoas com deficiência que residem no Maranhão.

O parlamentar destacou o empenho da secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande. Segundo ele, Lauande não esquece suas origens e é compromissada com as causas que movem a assistência social no Estado. “Andrea Lauande nos representa nessa área. E eu também me vejo representado nessa luta de homens e mulheres, que travam uma batalha diária pelos direitos da pessoa com deficiência. Quando essa luta começou, era meia dúzia de pessoas. Mas, aos poucos, foi-se avançando na política de afirmação dos direitos da pessoa com deficiência. Por isso, esse movimento é importante para todos nós”, sublinhou.

O Centro-Dia Infantil prestará assistência prioritária a crianças com microcefalia, autismo e outras deficiências. Os atendimentos serão feitos por uma equipe multidisciplinar, composta de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da assistência social, cuidadores e auxiliares.

Para Andrea, o novo espaço foi construído obedecendo a padrões exigidos para a área. “O serviço busca proporcionar às famílias mais autonomia no que diz respeito aos cuidados com suas crianças com deficiência, ajudando-as, orientando-as e promovendo ações de apoio ao fortalecimento de vínculos entre pais e filhos acometidos pela microcefalia e outras deficiências”, disse.

O espaço tem capacidade para atender até 150 pessoas e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, o Governo Federal, o Governo do Estado e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, que mantém o Centro Educacional e Social São José Operário, imóvel que abriga também o Centro-Dia, referência nacional nessa área.