Bira congratula bispo Dom Sebastião pela posse na Diocese de Caxias

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
28/02/2018 12h13

Bira congratula bispo Dom Sebastião pela posse na Diocese de Caxias
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna para registrar a celebração eucarística de posse do novo bispo da Diocese de Caxias, Dom Sebastião Lima Duarte. Na oportunidade, o parlamentar falou da importância da igreja para uma sociedade mais justa e cumprimentou a autoridade eclesiástica.

Ele destacou que conhece Dom Sebastião há muito tempo, desde que bispo era seminarista. E, segundo frisou, é uma pessoa de extrema capacidade, comprometida e muito próxima do povo pelas suas origens.

Dom Sebastião nasceu em Carutapera, foi bispo de Viana até pouco tempo e agora designado como Bispo de Caxias, assume o lugar do bispo Dom Vilson Basso, que foi para a Diocese de Imperatriz.

“Desejo que Dom Sebastião possa desenvolver a sua missão como sempre fez, isto é, com muita qualidade e com bons resultados para que a igreja se anime cada vez mais e possa cumprir o seu papel como sempre cumpriu na história, ajudando a comunidade, levando o Evangelho, mas levando também a consciência da população nas suas mudanças de atitude”, disse.

Bira do Pindaré sublinhou a gratidão que tem com a Igreja Católica, pois, de acordo com ele, foi lá que a sua formação política e social começou, como membro da Pastoral da Juventude. Ele ocupou a coordenação de grupos de jovens da Paróquia, da Diocese, onde conheceu Dom Vilson Basso e foi assessor da Coordenação da Pastoral da Juventude aqui na Diocese de São Luís.

“A partir daí, passamos a ter uma intensa participação em todas as esferas de organização da sociedade, impulsionados pela fé e pela consciência cidadã que a gente adquiriu dentro da igreja pelo chamado da igreja. Inclusive em relação ao laicato, esse é o ano do laicato dentro da Igreja Católica, que chama os cristãos a assumirem a sua responsabilidade no meio social, eu passei então a ter uma trajetória muito intensa na militância social no Estado do Maranhão”, pontuou ao ressaltar que foi assim no movimento estudantil, sindical, militância partidária e na gestão pública.

Ele acrescentou que a Igreja Católica cumpriu um papel estratégico na história recente do país, na resistência à ditadura, na formação de movimentos sociais, organização das comunidades e eclesiais de bases, criando uma base que gerou muitas lideranças que ocuparam funções importantes em todo o território brasileiro.

O parlamentar disse também que a Igreja Católica foi responsável pela formação de muitas dessas lideranças, graças à teologia da libertação, ao engajamento e à compreensão da ação da igreja no meio social por meio das pastorais, cujo importante papel é reconhecido no cenário brasileiro.

“Certamente Dom Sebastião, que sempre foi alinhado com a ação das pastorais, vai também fazer esse trabalho com muita intensidade na Diocese de Caxias, reforçando o trabalho de todos os bispos no Maranhão, aliás, já era assim em Viana e será assim também em Caxias. Parabenizo Dom Sebastião, desejando sucesso na missão e que Deus possa abençoá-lo grandemente, mas parabenizo, sobretudo, todos os fieis da Diocese de Caxias que ganharam um grande bispo, que vai cumprir o seu papel com muita qualidade”, concluiu.


Banner