Fernando Furtado destaca avanços do Governo do Estado na área da Saúde

Ribamar Santana / Agência Assembleia
01/03/2018 17h44 - Atualizado em 02/03/2018 11h12

Fernando Furtado destaca avanços do Governo do Estado na área da Saúde

Na sessão desta quinta-feira (1º), o deputado Fernando Furtado (PCdoB) destacou as ações do Governo do Estado na área da Saúde. “É preciso reconhecer o trabalho que o governador Flávio Dino (PCdoB) e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, têm feito, ao longo desses três anos, para mudar a realidade da Saúde no Maranhão”, disse.

Segundo o deputado, o governador recebeu um sistema público de saúde sucateado. Razão pela qual foi aberta uma CPI em 2015, da qual ele foi relator. “Da forma como o governador e o secretário vêm administrando a Saúde no Estado, tenho a certeza de que, em breve, teremos a saúde dos nossos sonhos”, ressaltou.

Números da Saúde

Para comprovar sua avaliação, o deputado apresentou números relativos à prestação de serviço no Hospital Macrorregional Doutor Jackson Lago, em Pinheiro, que atende a demanda de 42 municípios da Baixada Maranhense. Os números referem-se ao período correspondente entre outubro de 2017 e janeiro deste ano. “Foram realizados 21 mil procedimentos relativos a exames laboratoriais como, por exemplo, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, raios-x, ultrassonografia, tomografia e mamografia. O ambulatório contabilizou 11.200 consultas em clínica geral e médica. Além disso, o número de internações chegou a 1.400”, informou.

Para Fernando Furtado, o fato ocorrido recentemente no município de Pinheiro, quando uma criança deixou de ser atendida no Hospital Nossa Senhora das Mercês, administrado pela prefeitura de Pinheiro, e veio a óbito, não pode encobrir os avanços no serviço de saúde. “Temos que pontuar caso a caso. Hoje, o povo do Maranhão tem uma saúde digna. Estamos no caminho certo”, argumentou.