Bira destaca inauguração do Iema em Santa Inês

Assecom / Dep. Bira do Pindaré
01/03/2018 19h33

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) destacou, nesta quinta-feira (1º), a inauguração do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) no município de Santa Inês. A solenidade acontece nesta sexta-feira (2). Da tribuna, ele frisou o trabalho do Instituto para garantir a oferta e a democratização da educação profissional no Maranhão.

“O êxito do Iema precisa ser destacado. Só para se ter uma ideia, os estudantes, extremamente entusiasmados e empolgados com o modelo educacional e a pedagogia implantada, destacam-se em várias olimpíadas e atividades no Brasil e no mundo”, ressaltou.

Bira ressaltou alguns números referentes ao trabalho desenvolvido pelo Iema: "São mais de 3.300 estudantes, 350 professores, 25 cursos técnicos, 55 cursos de formação inicial e continuada e 13 mil pessoas qualificadas em 70 municípios em 2017. E mais: 65 laboratórios de Química, Física, Biologia, Matemática e Informática. E 27 mil livros no acervo da biblioteca. A frequência escolar chega a 97% e a aprovação, a 91%. A evasão, por sua vez, escolar representa menos de 1%".

E continuou: “São 155 medalhistas e 97 premiados em olimpíadas regionais, nacionais e internacionais de Robótica, Matemática, Astronomia, Astronáutica, Química, Biologia e Geografia. Os intercâmbios também são uma realidade. Ano passado, alunos estiveram na Argentina, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Este ano, há previsão de 25 vagas para intercâmbio internacional”, frisou.

Enquanto secretário de Ciência e Tecnologia do governo Flávio Dino (PCdoB), Bira do Pindaré foi responsável pela construção do atual modelo de educação pública, com formação profissional de qualidade e em tempo integral. “Eu tive a honra de ser o fundador dessa instituição na gestão do governador Flávio Dino que, aliás, a assumiu como um compromisso de campanha e honrou”, frisou.

De volta ao Legislativo, uma das primeiras demandas de Bira referentes à Educação foi a implantação de uma unidade do Instituto no município de Santa Inês para, ao lado da unidade de Pindaré-Mirim, atender melhor à população da região. “Eu estive em Santa Inês, visitei o prédio do antigo Cetecma, que estava subutilizado, abandonado, esquecido, e agora estamos dando a destinação correta para que aquele equipamento possa funcionar em sua plenitude”, contou.

Recente, também fruto de demanda da comunidade, Bira pleiteou a implantação de uma unidade na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. A área, segundo destacou, é vocacionada para as tecnologias. As proposições foram atendidas e as unidades já estão prontas. A inauguração na Itaqui-Bacanga acontecerá na próxima quarta-feira (7).

Bira cumprimentou o governador Flávio Dino (PCdoB) pelos investimentos em todas as áreas e, de maneira especial, na Educação. Ele parabenizou ainda as equipes comandadas pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Teles, e pelo reitor do Iema, Jonathan Almada.

“Agradeço ao governador Flávio Dino, por cumprir com sua promessa de campanha ao dar todas as condições para que o Iema possa ser uma realidade. Em Santa Inês, teremos uma unidade plena do Instituto. Assim, o povo da região do Pindaré ganha mais um equipamento para que possa ter oportunidade de educação e formação profissional com qualidade e alto padrão”, concluiu.