Bira do Pindaré solicita continuidade do PIBID e PIBID Diversidade

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
02/03/2018 10h39 - Atualizado em 05/03/2018 18h24

Bira do Pindaré solicita continuidade do PIBID e PIBID Diversidade
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) solicitou, por meio de indicação ao Governo Federal, a prorrogação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade.

Segundo o parlamentar, a não prorrogação dos editais da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) nº 61 e 63/2013, referentes ao PIBID e PIBID Diversidade, anunciada pelo diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Capes (DEB/Capes), Carlos Lenuzza, implica sérios prejuízos pedagógicos.

Em documento ao ministro da Educação (MEC), José Mendonça Filho, o parlamentar pontuou que o desligamento de 70 mil bolsistas em 28 de fevereiro retirará de mais de 5 mil escolas seu principal parceiro nos últimos dez anos: os pibdianos.

Ele ressaltou também a quebra nos ciclos de trabalho nas licenciaturas, que ocorre com a retirada das condições materiais e acadêmicas de licenciandos que têm nos programas a referência de formação docente.

“A informação que nós temos é que há previsão orçamentária para os programas em 2018, conforme apresentado pela DEB/Capes/MEC em reunião com o FORPIBID, que é o Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID. De maneira que não há argumentos pedagógicos ou orçamentários para a interrupção dos programas”, afirmou.

A indicação já foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Maranhão e encaminhada ao Ministro da Educação do Governo Federal. “Portanto, o que queremos é a prorrogação desses programas, que são importantes fomentadores do desenvolvimento educacional em nossa nação”, concluiu.


Banner