Bira do Pindaré destaca inauguração do Iema na área Itaqui-Bacanga

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Bira do Pindaré
06/03/2018 19h43

Bira do Pindaré destaca inauguração do Iema na área Itaqui-Bacanga
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) registrou, nesta terça-feira (6), a inauguração do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) na área Itaqui-Bacanga, e que acontece nesta quarta-feira (7), às 9h. O parlamentar é autor do pedido de implantação da unidade na região, que ele classificou como “uma das mais vocacionadas e estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão”.

 

A segunda unidade do Iema na capital funcionará em imóvel localizado entre a Vila Embratel e o Gapara, no prédio onde funcionava a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), devolvido à Vale do Rio Doce, que é a proprietária e cedeu ao Governo do Estado, assegurando a implantação imediata do instituto.

 

“Fico muito satisfeito com esse desfecho, porque foi uma indicação que nós fizemos para que a área pudesse ser priorizada dentro do plano de expansão do Iema. Essa é uma região estratégica para o desenvolvimento da cidade e do Maranhão. Se duvidar, é onde está a maior concentração do PIB de todo o estado”, frisou.

 

Bira lembrou que a área Itaqui-Bacanga, apesar da intensa atividade econômica é historicamente esquecida em razão de políticas públicas ineficientes que possam atender à comunidade, a qual agrega mais de 200 mil habitantes, abrangendo dezenas de bairros conhecidos e frequentados, sobretudo, em época de eleição. Ele lembrou que, em época de eleição, a presença de candidatos é maciça, mas que eles tendem a ir embora com o fim do período eleitoral.

 

“Em época de eleição, a presença de candidatos ali é muito forte. Mas, depois que passa o pleito, nós não vemos ações voltadas para a área. Por isso é tão importante o que vai acontece naquela região, que ganhará a primeira unidade plena do Iema. Uma área com uma juventude que necessita de uma perspectiva de vida digna. E isso só pode advir por meio da educação”, destacou.

 

Da tribuna, o socialista frisou a relevância do Iema com a oferta e democratização do ensino profissional em tempo integral, contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão. Segundo ele, a estrutura é de alto padrão e não deixa nada a desejar para nenhuma escola particular de São Luís ou de qualquer outro lugar do Maranhão.

 

“É algo diferenciado. É uma pedagogia especial, porque está centrada no protagonismo juvenil, no projeto de vida de cada jovem. E isso tem despertado o potencial da juventude. O potencial que está escondido e que, muitas das vezes, não é explorado como deveria. Mas, agora, o Iema, criado pelo Governo do Maranhão como uma promessa de campanha do governador Flávio Dino, vem impactando fortemente na transformação dessa realidade”, ressaltou.

 

Ele acrescentou que isso já pode ser visto em cidades como Pindaré-Mirim, Bacabeira, Axixá, Timon e Santa Inês. “E assim será em todos os municípios, porque a educação é o caminho adotado por todas as sociedades no mundo inteiro. Em todos os países que avançaram e que superaram as suas dificuldades, o caminho foi a educação pública de qualidade. E é o que está sendo feito no Maranhão, por meio da Secretaria de Educação e, de maneira especial, no caso dos IEMAs, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia”, considerou.

 

Bira do Pindaré foi responsável pela construção do atual modelo de educação pública, com formação profissional de qualidade e em tempo integral, no Maranhão. “Como secretário de Ciência e Tecnologia, eu tive como atribuição principal a implementação, a fundação do Iema no Maranhão e, graças a Deus, hoje é uma realidade que avança cada vez mais. Por isso, com muita alegria, estaremos presentes nessa inauguração. Vamos adiante. A luta continua e outras vitórias virão”, disse.

 

O socialista parabenizou o governador Flávio Dino, o secretário de Ciência e Tecnologia, David Telles, o reitor do Iema, Jhonatan Almada, e toda a equipe que, segundo ele, tem desenvolvido um trabalho extraordinário no Maranhão. “Porque não são apenas as escolas. O Iema também tem marcado presença nas cidades, nos municípios, nos povoados, por meio de cursos vocacionais, formando pessoas em uma perspectiva de fortalecimento da geração de trabalho e renda. E isso já é uma realidade em mais de 60 municípios”, destacou.


Banner