Bira participa da inauguração do Iema Itaqui-Bacanga e destaca importância da educação no MA

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Bira do Pindaré
07/03/2018 20h40

Bira participa da inauguração do Iema Itaqui-Bacanga e destaca importância da educação no MA
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, nesta quarta-feira (7), ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB), da inauguração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. Autor do pedido de implantação da unidade, o parlamentar destacou a importância da presença do Instituto, que oferece educação profissional em tempo integral para jovens maranhenses.

“Um equipamento extraordinário, muito bem concebido e devidamente equipado para oferecer educação de alto padrão, com todas as necessidades fundamentais para o trabalho de estudantes e professores. Visitei as estruturas e, com muita alegria, verifiquei laboratórios, equipamentos como auditório, refeitório e as salas climatizadas para oferecer um ambiente adequado de trabalho e estudo”, disse.

Para ele, o Iema é motivo de orgulho porque, quando secretário de Ciência e Tecnologia, sua principal tarefa, incumbida pelo governador Flávio Dino (PCdoB), foi implantar e organizar uma rede de educação profissional no Maranhão. O socialista lembrou que o estado não possuía escola técnica estadual e contava apenas com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA).

“Estudamos as melhores experiências no Brasil. Conhecemos o que estavam fazendo em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e procuramos o melhor modelo que combinasse a educação básica com a profissional. Creio que conseguimos. Hoje, temos uma estrutura que já é uma realidade. O Iema faz uma diferença muito grande na vida das pessoas em todas as cidades onde ele funciona”, revelou. 

É o que ocorre na Ilha de São Luís, com as unidades do antigo Colégio Marista e em São José de Ribamar, e também em municípios como Bacabeira, Pindaré-Mirim, Timon e Santa Inês. Ele ressaltou também a empolgação e o entusiasmo de professores e estudantes.

“Os estudantes do Iema estão indo além-fronteiras, porque eles também participam de programas em várias partes do Brasil e do mundo. Já organizaram até um programa interno chamado ‘Iema no Mundo’, porque há estudante do Iema nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, participando de programas por merecimento”, contou.

O Iema, disse o deputado, é mais que um instrumento. É o potencial de estudantes de escola pública que tem ajudado a reconstruir a perspectiva da juventude maranhense. Ele acrescentou que a educação é o caminho para resolver problemas sociais e econômicos que assolam o país, e que o desenvolvimento de qualquer lugar só é possível pelo caminho da educação de qualidade.

“De maneira que me orgulho de fazer parte dessa história e testemunhar a alegria nos olhos de cada pessoa da comunidade, com a implantação do Iema na área Itaqui-Bacanga. A satisfação é ainda maior, porque foi uma Indicação que eu fiz. Defendi, nesta tribuna, e entreguei o pedido formal ao governador. Propus que criasse essa unidade e, em tempo recorde, graças à parceria com a Vale, que fez a doação do prédio, hoje ele é uma conquista que ninguém tira mais do povo da área Itaqui-Bacanga, do povo do Maranhão e, sobretudo, da nossa juventude”, afirmou.

A nova Unidade Plena fica em um prédio na estrada do Gapara, próximo à Vila Embratel, Vila Isabel e Anjo da Guarda. O deputado cumprimentou o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o reitor do Iema, Jhonatan Almada, e toda a equipe, pela sensibilidade e trabalho na implantação e expansão do Instituto em todo o Maranhão. 

O parlamentar ainda propôs a implantação de uma unidade na região da Cidade Operária e da Cidade Olímpica, que, segundo ele, a cada dia tornam-se bairros mais densos do ponto de vista populacional. “E hoje carecem de uma intervenção como essa, voltada para a educação em tempo integral, profissional e tecnológica”, concluiu.

 

 


Banner