Zé Inácio propõe discutir “O Golpe de 2016” como matéria nas universidades maranhenses

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Zé Inácio
08/03/2018 19h35 - Atualizado em 09/03/2018 11h45

Zé Inácio propõe discutir “O Golpe de 2016” como matéria nas universidades maranhenses
Foto original

O deputado Zé Inácio (PT) apresentou, nesta quinta-feira (8), proposição aos reitores Nair Portela (Universidade Federal do Maranhão), Gustavo Pereira da Costa (Universidade Estadual do Maranhão), Elizabeth Nunes Fernandes (Universidade Estadual do Maranhão do Sul) e Roberto Brandão (Instituto Federal do Maranhão) solicitando que seja ofertada a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” na carga-horária dos cursos de Ciências Sociais das respectivas instituições.

“Esses temas fazem parte da nossa história e precisam ser discutidos e trabalhados, a partir do conceito de democracia e democratização no país, bem como o processo que destituiu o governo da presidente Dilma Rousseff e instituiu o governo golpista de Michel Temer”,  disse Zé Inácio. 

A disciplina tratará sobre a ditadura, o pós-golpe de 1964, o surgimento do PT, a deposição da presidente Dilma Rousseff e analisará o governo presidido por Michel Temer. “Investigando o que sua agenda de retrocesso aos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil”, continuou o deputado.

A disciplina já está sendo oferecida no Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília/UNB e na Universidade Estadual de Campinas, além das universidades estaduais da Paraíba, Bahia e Amazonas. E já demonstraram interesse a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além da USP.

 


Banner