Edivaldo Holanda elogia parceria com Iphan para recuperar Patrimônio Histórico de São Luís

Waldemar Ter / Agência Assembleia
21/03/2018 15h07 - Atualizado em 27/03/2018 10h40

Na sessão desta quarta-feira (21), o deputado Edivaldo Holanda (PTC) elogiou a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado para recuperar prédios do Patrimônio Histórico da capital. Ele disse que a parceria é importante para ajudar a melhorar a imagem do Centro Histórico da cidade, que, como outras localidades históricas brasileiras, entre elas Recife e Salvador, estão abandonados.

De acordo com o deputado, há uma ansiedade de décadas no coração da comunidade ludovicense pela recuperação do Centro Histórico da cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade. “Esse patrimônio, em várias cidades históricas brasileiras, como Recife e Salvador, tem padecido de atenção do poder público, de forma urgente”, afirmou.

Holanda contou que há algumas semanas o município começou a recuperar parte desse patrimônio da humanidade, com as obras da Praça Deodoro e do Panteon, em parceria com o Governo do Estado e o Iphan, que é o instituto que cuida do patrimônio no País. “As obras da Rua Grande têm sido proteladas, segundo o Governo Federal, porque faltam recursos e nós vivemos a aguardar o início dessas obras que, com certeza, deverão iniciar também, em breve. Mas, nesta semana, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o Instituto do Patrimônio do Brasil iniciou as obras de requalificação da Avenida Pedro II, talvez a avenida mais importante da nossa capital. Ali tudo começou, a cidade se iniciou naquele local e ali nós temos a sede dos Poderes Executivo Estadual, Municipal, do Tribunal de Justiça, da Sé, o Museu de Artes Sacras; e para lá convergem todos os turistas que demandam a nossa capital”, avaliou.

As obras de requalificação, de acordo com o parlamentar, darão um novo visual e novo incentivo para que os turistas possam estar, cada vez mais, vindo a São Luís. “Nós parabenizamos esta parceria importante entre o Iphan e a Prefeitura Municipal de São Luís. Vamos aguardar o resultado final desta importante obra que vai ajudar a melhorar a imagem do Centro Histórico da nossa capital”, garantiu.