Francisca Primo debate ações em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Francisca Primo
22/03/2018 18h51

    Francisca Primo debate ações em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional
Foto original

Com o objetivo de debater os avanços e ações da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da SAN, deputada estadual Francisca Primo (PCdoB), reuniu-se, na tarde da última quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Maranhão, com diversos representantes das áreas afins. Na ocasião, foi pautada a discussão sobre legislação da SAN e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Na ocasião, a deputada destacou o início de sua relação com o SAN e os projetos de leis já aprovados e direcionados ao setor. “Iniciei minha atuação quando ainda era secretária de Assistência Social de Buriticupu. Depois, no mandato de deputada, propus projetos de leis que aprovados nas áreas de orientação sobre educação e segurança alimentar nas escolas, aproveitamento de alimentos e combate ao desperdício, além da instituição da semana estadual da alimentação. Parabenizo a todos por estarem contribuindo com a política de SAN em nosso estado” destacou a parlamentar.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Lourvidia Caldas, fez uma retrospectiva das ações da SAN no estado e destacou a parceria com as coordenações de nutrição e também da referência do Maranhão em nível nacional.

“O Maranhão tem 33 adesões ao SISAN e existem adesões que estão sendo concluídas na Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), para serem encaminhadas a Brasília. Essa reunião é de extrema importância, pois sabemos que a deputada é militante nesta luta em prol do avanço na política do San” apontou a secretaria.

Fazendo um balanço positivo da reunião, a nutricionista Marília Lacerda avaliou a importância da realização do evento em relação às estratégias traçadas para que mais pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade. “Existe uma questão de órgãos envolvidos para o bom funcionamento da política no SAN e também para o incentivo à agricultura familiar, que é de extrema importância na qualidade dos alimentos. Com os pontos traçados nesse encontro, vamos avançar ainda mais”, destacou a nutricionista.

 


Banner