Bira propõe aumento da idade mínima para participar do Cidadão do Mundo de 24 para 29 anos

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
27/03/2018 14h08

Bira propõe aumento da idade mínima para participar do Cidadão do Mundo de 24 para 29 anos
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna, nesta segunda-feira (26), para destacar o sucesso do Cidadão do Mundo, programa do Estado que garante aos estudantes maranhenses a oportunidade de aprender um segundo idioma e fazer intercâmbio internacional, com tudo pago pelo governo. Em seu pronunciamento, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que altera a idade máxima para participar do programa de 24 para 29 anos.

“Estou propondo que seja alterada a idade máxima de 24 anos para 29 anos no programa Cidadão do Mundo, ampliando as possibilidades de mais jovens poderem participar do processo seletivo e conseguirem obter uma vaga nesse programa tão importante, que é o programa de intercâmbio internacional chamado Cidadão do Mundo”, explicou.

O Cidadão do Mundo foi criado pelo parlamentar quando secretário da Ciência e Tecnologia do governo Flávio Dino (PCdoB). Uma iniciativa, segundo ele, que gerou oportunidade aos jovens, sobretudo os jovens oriundos de escolas públicas. O sistema de seleção é baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio.  

“Todas as pessoas que tiveram a chance e a oportunidade de participar, e já foram vários países. Estudantes maranhenses no mundo inteiro que não teriam a chance de fazer um intercâmbio como esse e hoje têm a oportunidade graças ao Cidadão do Mundo, programa que já está no 4º Edital do ano de 2018”, ressaltou ao informar que os estudantes passam por uma preparação prévia de reforço na língua estrangeira e que, após isso, é que fazem o intercâmbio linguístico para cada país de destino.

O socialista observou que o Estatuto da Juventude considera jovem o cidadão de 16 a 29 anos. O Cidadão do Mundo foi criado por Bira quando secretário do governo Flávio Dino.

“Portanto, apresentei uma proposta de alteração na lei que criou o programa Cidadão do Mundo, porque hoje o programa contempla jovens de 18 a 24 anos. Ocorre que, nós temos um estatuto, que é o Estatuto da Juventude, que define que a juventude vai dos 16 aos 29 anos. Se o Estatuto da Juventude diz que a juventude vai até os 29 anos e o programa Cidadão do Mundo é voltado para juventude, então nada mais adequado do que a gente fazer a conciliação”, defendeu.

Para ele, a proposta, se aprovada, vai permitir que o programa atenda mais jovens. “Espero que a gente possa ter uma tramitação célere e que no próximo edital já venha com essa alteração, adequando o Programa Cidadão do Mundo ao Estatuto da Juventude. Nós vamos lutar por esta causa por ser em favor da nossa juventude, da linda juventude do Estado do Maranhão”, concluiu.

 


Banner