Bira do Pindaré reúne-se com lideranças de Paço do Lumiar

Assecom / Dep. Bira do Pindaré
27/03/2018 19h08

Bira do Pindaré reúne-se com lideranças de Paço do Lumiar

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) reuniu-se, na tarde desta terça-feira (27), com lideranças estudantis e comunitárias do município de Paço do Lumiar. O debate foi organizado pelo vereador Wellington Sousa (PSB) e pela secretária municipal da Mulher, Carla Sousa.

O deputado destacou a importância das políticas públicas para melhorar a vida das pessoas. Um exemplo é o asfaltamento das ruas 39 (do Banco do Brasil), 49 (da Caixa Econômica Federal) e a 53, no bairro Maiobão, serviço viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de sua autoria e fruto de parceria com o vereador Wellington.

Bira frisou também a inclusão de Paço do Lumiar no Fundo Especial, que garantirá mais recursos para o município investir em políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. Isso foi possível também graças à redefinição dos limites territoriais dos municípios da Ilha, mediado pelo parlamentar quando presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, ano passado.

Na mesma perspectiva, Bira do Pindaré destacou a implantação de programas importantes quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Ele contou que, naquela oportunidade, quando definia os vinte municípios que receberia uma Unidade Plena do Instituto da Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), colocou o município de Paço do Lumiar como prioridade, por saber da urgência que a juventude de Paço tem de acessar ensino profissional em tempo integral.

A unidade do IEMA ainda não foi implantada em razão de um conflito com o terreno indicado pela prefeitura. O parlamentar informou que providências já estão sendo tomadas no sentido de encontrar outro espaço e, assim, resolver a questão. O presidente da Associação Municipal dos Estudantes de Paço do Lumiar, Antônio Fernando, sugeriu um terreno e o vereador Wellington Sousa assumiu o compromisso de fazer a indicação.

Outras iniciativas destacadas pelo deputado Bira foram o Cidadão do Mundo, programa estadual voltado para garantir oportunidades aos jovens de aprender um segundo idioma e fazer intercâmbio internacional com tudo pago pelo Governo do Estado; e os Aulões do Enem, com revisão gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que têm beneficiado jovens de toda a Ilha de São Luís. Ambos, criados por ele quando secretário do governo Flávio Dino.

Anunciação Azevedo, do Grupo de Mulheres Solidárias e do Fórum de Moradia de Paço do Lumiar, ressaltou o êxito dos Aulões ao revelar que foi uma grande ajuda que o filho teve para ser aprovado no Enem e conseguir uma vaga na universidade. “Eu quero agradecer ao deputado Bira por esse Aulão, porque meu filho hoje está em uma faculdade”, agradeceu.