Comissão de Meio Ambiente discute implantação de Ecoponto na área do Itapiracó

icone-whatsapp
Agência Assembleia
04/04/2018 11h26

Comissão de Meio Ambiente discute implantação de Ecoponto na área do Itapiracó
Foto original

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (4), para discutir sobre a proposta de implantação de um Ecoponto na área do Itapiracó. A convite do deputado Bira do Pindaré (PSB), a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, compareceu à reunião e fez uma explanação sobre o projeto de instalação de Ecopontos desenvolvido pela Prefeitura de São Luís.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Rafael Leitoa (PDT), abriu a reunião, na Sala das Comissões, realizada também com a presença de integrantes do Fórum de Defesa da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA Itapiracó).

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, destacou a importância dos Ecopontos que, segundo ela, além de combater o descarte irregular de resíduos, estão servindo como uma importante experiência de educação ambiental.   

Carolina Estrela informou que já está bem avançado o projeto de instalação do Ecoponto da área Itapiracó. Ela explicou ainda que, desde maio de 2016, quando o primeiro Ecoponto foi entregue, mais de 11 mil toneladas de materiais recicláveis, entulho e outros resíduos foram recebidos nos locais.

Os dez ecopontos, distribuídos em áreas estratégicas da cidade já alcançam 91 bairros, beneficiando 30% da população da capital, o que corresponde a 350 mil pessoas. Os 10 ecopontos em São Luís estão distribuídos no Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turú, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco e Anil.

COMITÊ DA BACIA DO ITAPECURU

Além da discussão sobre o projeto de implantação do Ecoponto na área do Itapiracó, a Comissão de Meio Ambiente aproveitou também para ampliar o debate sobre a audiência pública que irá discutir em São Luís acerca da criação do Comitê da Bacia do Rio Itapecuru.

O deputado Rafael Leitoa informou que a audiência pública será realizada no próximo dia 12 de abril, às 15 horas, no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.

A reunião contou com a presença da diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Sílvia Tereza, que fez uma explanação sobre o plano de mídia que será utilizado para a divulgação e cobertura do evento. “Vamos usar ferramentas multimídias e toda a logística a nosso alcance para divulgar da melhor forma possível este importante debate que vai ser travado nesta Casa”, declarou Sílvia Tereza.     

O deputado Rafael Leitoa explicou que está sendo elaborado um plano de mobilização para que a audiência pública alcance pleno êxito. “Estamos convidando toda a sociedade civil organizada, os usuários de água, o poder público  para que, neste dia 12 de abril, a gente formalize o pré-comitê da Bacia do Itapecuru e se comecem as tratativas do ponto de vista legal para a instalação desse comitê”, afirmou o deputado Rafael Leitoa.


Banner