Sala de Entrevista recebe o deputado Professor Marco Aurélio

icone-whatsapp
Agência Assembleia
04/04/2018 16h37 - Atualizado em 04/04/2018 17h22

Sala de Entrevista recebe o deputado Professor Marco Aurélio
Foto original

O programa Sala de Entrevista, da TV Assembleia Legislativa do Maranhão, recebeu o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), na edição desta quarta-feira (4). O parlamentar conversou com o jornalista Juraci Filho e falou sobre assuntos ligados à Educação. Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado destacou o fluxo do trabalho realizado na Assembleia e ressaltou o empenho da Mesa Diretora para dar celeridade às matérias.

Além disso, o deputado Professor Marco Aurélio frisou o papel das comissões e a importância da Comissão de Constituição e Justiça. “É o coração do processo legislativo. É ali que se faz o controle da constitucionalidade e juridicidade e é dali que as matérias seguem para outras comissões e para o plenário. Nós trabalhamos em cima de leis que modificam comportamentos e criam novas possibilidades de programas governamentais. A Assembleia Legislativa tem sido protagonista nesse processo”, disse o deputado.

Marco Aurélio deu sua opinião sobre a atuação do governo estadual no que diz respeito à Educação. “Sou de Imperatriz e, na minha região, também tenho percebido as mudanças. O programa Escola Digna, por exemplo, aprovado aqui na Assembleia, é o mais vigoroso em todos os estados do Brasil. Temos tido uma ação forte na construção de escolas. As escolas de taipa estão sendo substituídas por de alvenaria, ou seja, realmente dignas. Por outro lado, o governo tem reformado e reconstruído várias escolas. É realmente uma transformação. Trata-se do resgate da rede estadual de ensino”, disse.

O parlamentar salientou a implantação de unidades do Iema nos municípios e citou as que serão inauguradas na região tocantina. Abordou ainda a questão da bonificação do Enem aos estudantes maranhenses. Lembrou que esta é uma luta que vem sendo travada, nos últimos três anos, com a participação de vários deputados, inclusive do deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia.

Ainda sobre esse tópico, informou que o diálogo com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) avançou e que o Ministério Público Federal entrou com ação judicial e a Justiça Federal suspendeu a bonificação. “Neste momento, dois recursos tramitam no Tribunal Regional Federal, em Brasília, na primeira região, sendo um da Defensoria Pública da União e outro da Advocacia Geral da União. Esses dois recursos representam o pleito da manutenção da bonificação, e serão apreciados por uma das turmas do TRF1. Acreditamos que vamos vencer, porque o único estado onde a bonificação caiu foi no Maranhão” finalizou.  


Banner