Bira registra reivindicações em favor de Itapecuru

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
12/04/2018 12h24 - Atualizado em 12/04/2018 17h52

Bira registra reivindicações em favor de Itapecuru

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) destacou, nesta quarta-feira (11), registros tratados por ele com o Governo do Estado, pertinentes ao município de Itapecuru. Da tribuna, o parlamentar falou primeiro sobre as providências para resolver os impactos da enchente do Rio Itapecuru que, de acordo com ele, compromete a estação de abastecimento de água, depois a solicitação de reforma do hospital no município ao secretário de Saúde e, por fim, endossou o pedido de abastecimento regular de água para o bairro Aviação, o maior da cidade.

Sobre o rio Itapecuru, Bira explicou que tratou o assunto com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que, caso não tomasse providência imediata, deixaria a cidade de Itapecuru por três ou quatro meses sem abastecimento de água. Segundo destacou, o projeto feito no passado colocou a estação de captação em um nível muito baixo. Com a subida do rio ao ponto que chegou, a estação já ficou totalmente comprometida.

“Em razão dessa situação, de imediato, eu recebi uma comunicação por parte da Câmara de Vereadores na pessoa do presidente Carlos Júnior. Eu fui lá, vi a situação da casa de máquinas, o prédio que abriga está desmoronando. Nós comunicamos à Caema que já está tomando as providências, garantindo a transferência do local da casa de máquinas para um ponto mais alto. Vai ter que interromper o fornecimento de água por cinco dias mais ou menos para fazer a transferência, mas vai resolver o problema em caráter emergencial e provisório”, informou ao acrescentar que, em outro momento, a Companhia terá que construir uma nova estação de captação, porque a atual já não comporta a demanda.

Na mesma pasta, o deputado destacou a construção do poço no bairro Aviação que, segundo ele, há muito tempo não tem um sistema próprio de abastecimento de água. Bira informou que a Caema está implantando um poço com vazão altíssima para garantir o atendimento para mais de 8 mil moradias, faltando, apenas, o acabamento para fazer a interligação na rede de distribuição para garantir o abastecimento de água em toda a região.

Outro assunto tratado foi o Hospital Regional do Município de Itapecuru. “Nós encaminhamos essa reivindicação ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde. E esta semana o Secretário Lula confirmou que a obra de recuperação e reforma do hospital já está em andamento. Eu verifiquei, ele mandou as fotos constatando que aquele hospital regional de Itapecuru está sendo totalmente recuperado para ser entregue em breve, requalificado para prestar um bom serviço a todo o povo de Itapecuru e também da região”, registrou.

Bira parabenizou a Câmara de Vereadores, presidida por Carlos Junior, a efetividade do Governo do Estado e Flávio Dino, que é reconhecido como o melhor governador do país e que está extremamente atento à questão das enchentes e tem tomado diversas providências no sentido de dar suporte aos municípios.

“As chuvas estão caindo sobre o Estado e são bem-vindas. Nós estamos no mês de abril, nós vivemos crise hídrica, crise de abastecimento por escassez de água, então, temos que erguer a mão para o céu e agradecer que está chovendo muito no estado do Maranhão. Mas óbvio que temos que estar atentos às consequências, aos efeitos colaterais e garantir o apoio necessário para que os municípios possam atender e dar assistência aos atingidos pelas fortes chuvas. E o Governo faz a sua parte como, aliás, tem feito em todas as áreas”, concluiu.