No “Sala de Entrevista”, secretário Marcos Pacheco fala sobre ações de assistência às famílias afetadas pelas chuvas

Andressa Valadares / Agência Assembleia
16/04/2018 13h53 - Atualizado em 17/04/2018 15h33

O secretário Extraordinário de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco, foi o convidado, desta segunda-feira (16), do “Sala de Entrevista”, quadro exibido, ao vivo, no telejornal Portal da Assembleia, da TV Assembleia. Na conversa com o jornalista Juraci Filho, o secretário falou sobre as ações de assistência às famílias vítimas das fortes chuvas que caem no Maranhão.

Segundo Marcos Pacheco, mais de 2 mil famílias sofrem as consequências das fortes chuvas no Maranhão. Ele destacou que o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais têm dado uma resposta rápida e prestado toda assistência necessária aos desabrigados.

“Infelizmente essas coisas acontecem. O Governo do Estado, e também as Prefeituras Municipais, têm que dar uma resposta rápida, porque as pessoas precisam ser protegidas, acolhidas e abrigadas. Nós da Secretaria estamos dando o apoio técnico necessário no processo de articulação com os outros órgãos”, afirmou.

Pacheco também ressaltou a solidariedade do povo maranhense, que também tem se empenhado em ajudar às famílias, seja dando abrigo, ou na arrecadação de mantimentos. “Aqui no Maranhão talvez sejamos o povo mais solidário. Estive em Marajá do Sena há 15 dias, e a cidade tinha acabado de passar por uma enxurrada. Fui lá pessoalmente, a pedido do governador, junto com a Defesa civil, e ao chegar lá não encontrei nenhum desabrigado. Todos haviam sido acolhidos por parentes e vizinhos. Somos um povo muito solidário, mas, mesmo assim, precisamos fazer a nossa parte”, assinalou.

O secretário pontuou que a prioridade está sendo garantir abrigo, mantimentos, água potável, agasalhos e colchões. Ele ressaltou ainda que uma equipe de vigilância em saúde já está fazendo o monitoramento do ambiente epidemiológico para evitar a proliferação de doenças.

Na entrevista, Pacheco também informou que o governador Flávio Dino estendeu o benefício do programa Cheque Minha Casa às vítimas afetadas pelas enchentes, para ajudar a recompor os bens que perderam.

“Todas essas famílias serão cadastradas e também devem passar por um processo de estratificação de danos. O governador está disponibilizando uma ajuda para ajudar a recompor esse mobiliário que as pessoas perderam, no valor de R$ 5 mil. Lembrando que essa condição é de muita vulnerabilidade. Você sair da sua casa, mesmo que vá para um abrigo, não pode levar tudo. É fundamental que o governo e população estejam solidários com essas pessoas”, completou.

A entrevista completa está disponível no canal da TV Assembleia no Youtube.