Bira destaca o Programa Escola Digna e avanços nas áreas de segurança e saúde

icone-whatsapp
Agência Assembleia
02/05/2018 16h29 - Atualizado em 02/05/2018 18h25

Bira destaca o Programa Escola Digna e avanços nas áreas de segurança e saúde
Foto original

O deputado Bira do Pindaré (PSB) rebateu, na sessão desta quarta-feira (2), as críticas feitas pela colega de plenário, Andrea Murad (PRP). O parlamentar governista destacou a importância do Programa Escola Digna e os avanços nas áreas de segurança e saúde no Governo Flávio Dino.

Bira convidou a deputada Andrea para conhecer uma das escolas do programa, que antes eram de taipa e agora estão realmente à altura para receber os alunos, em vários municípios do Maranhão. Lembrou também que houve investimentos nas escolas nas áreas urbanas, sendo completamente reestruturadas e dando condições adequadas para professores e estudantes.

“Nós temos mais de 1.200 escolas de ensino médio no Maranhão, e dessas, mais de 700 já foram alcançadas. Aí V.Exa. vai dizer: ‘Mas as outras 500?’ Sim, mas quem passou mais de 40 anos no poder não fez nada. Aí o governador Flávio Dino assume e tem de tomar conta de tudo. E começou bem, porque já alcançou mais da metade. Então, está no caminho certo fazendo aquilo que é preciso fazer”, afirmou.

Bira convidou a colega para conhecer também uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). “Não sei se V.Exa. já foi a alguma unidade do Iema. Visite uma, fale com o estudante, com o professor e verifique o quanto aquilo representa para o Estado do Maranhão, que não tinha nenhuma escola técnica estadual funcionando. Nenhuma, zero. E agora nós já temos 11 escolas, unidades plenas com ensino médio, totalmente em funcionamento e em tempo integral”, contou.

De acordo com o parlamentar, no Ceará, existem mais de cem escolas tipo Iema, porque estão sendo feitas há mais de 15 anos. “Nós começamos agora com o governador Flávio Dino, porque antes o que tinha era o atraso. Então, ignorar todas essas iniciativas, sobretudo no que diz respeito à educação, é tapar o sol com a peneira, porque é uma realidade o que nós vivenciamos pelas ações que estão sendo desenvolvidas”, afirmou.

Ainda conforme o deputado, os investimentos não ficaram restritos à educação e a segurança pública também foi beneficiada. “Nós temos a maior tropa da Polícia Militar da história do Maranhão, com 12 mil pessoas. O Maranhão fez concurso público. Qual é o estado que faz concurso público neste momento em que se tem uma crise nacional? O Maranhão fez concurso, chamou mais policiais e está chamando até sub judice; e vai chamar mais ainda, estruturando, equipando, etc. E o resultado? Nós temos uma redução na taxa de criminalidade, a maior redução de taxa de criminalidade do Brasil”, revelou.

Na saúde, o governo, segundo Bira do Pindaré, ampliou para sete o número de hospitais regionais funcionando, como pensou e idealizou o ex-governador Jackson Lago. “Já tem em Pinheiro, Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Balsas e vamos ter, em breve, em Chapadinha, porque hospital não é apenas prédio. O prédio é a menor parte. A maior parte é botar um hospital para funcionar com médicos, com especialistas, com plantões, com equipamentos, com estrutura; isso que é difícil, mas o governo Flávio Dino conseguiu, mesmo com recursos reduzidos em razão da crise nacional”, garantiu.

No final, Bira disse que em todas as áreas, o governo apresenta indicadores positivos. “Mas eu digo a V. Ex.ª: não vai ser fácil para vocês conseguirem reverter uma tendência tão positiva quanto essa, de uma gestão tão exitosa quanto a do governador Flávio Dino que, aliás, é reconhecido até pela Rede Globo. O site do G1 mostrou lá: é o governador mais eficiente do Brasil, porque cumpriu mais de 92% de suas propostas até agora. O governo não acabou, mas já cumpriu mais de 92% daquilo que prometeu”, avaliou. 


Banner