“Sala de Entrevista”, quadro do Portal da Assembleia, recebe o juiz Osmar Gomes

icone-whatsapp
Agência Assembleia
11/05/2018 16h16 - Atualizado em 11/05/2018 17h03

“Sala de Entrevista”, quadro do Portal da Assembleia, recebe o juiz Osmar Gomes
Foto original

O convidado do “Sala de Entrevista” desta sexta-feira (11) foi o juiz Osmar Gomes que, entre outras coisas, destacou as ações do Júri Popular e sua importância. O quadro vai ao ar no programa Portal da Assembleia, da TV Assembleia, nas segundas e sextas-feiras.

Titular da 1º Vara do Júri Popular, o juiz Osmar Gomes enfatizou a importância do Tribunal do Júri e garantiu que esse tipo de julgamento privilegia a democracia, uma vez que os réus são julgados pelos próprios cidadãos.

Ele explicou que o Júri Popular, que julga crimes dolosos contra a vida humana, é formado por 26 pessoas, sendo um juiz e mais 25 cidadãos, acima de 18 anos, sem antecedentes criminais, que não precisam ter conhecimento jurídico.

De acordo com o juiz, dos 25 populares sai a composição do Conselho de Sentença, que julga e determina a condenação ou a absolvição. Ele salientou que a incomunicabilidade dos jurados é para garantir sigilo, a imparcialidade do julgamento e a segurança do júri.

Osmar Gomes, que também integra a Academia Ludovicense de Letras e a Academia Maranhense de Letras Jurídicas, aproveitou a oportunidade para informar que lançará o livro de poemas “Lembranças e Emoções”, de sua autoria, na primeira semana do mês de junho. 

O programa Portal da Assembleia foi apresentado pelo jornalista Ronald Segundo e a entrevista completa do magistrado, concedida ao jornalista Juraci Filho, está disponível no canal da TV Assembleia, no Youtube.

 


Banner