Assembleia sedia curso sobre legislação eleitoral

icone-whatsapp
Agência Assembleia
11/05/2018 19h24

Assembleia sedia curso sobre legislação eleitoral
Foto original

Com a presença do deputado federal Cleber Verde, presidente estadual da sigla, do vice-governador, Carlos Brandão, e de lideranças políticas e comunitárias de várias regiões do Estado, o PRB Mulher realizou, na tarde desta sexta-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o Curso de Formação Política, para orientar os pré-candidatos do partido sobre as regras das eleições 2018.

De acordo com a presidente do PRB Mulher no Maranhão, Jesus Verde, o curso foi pensado para orientar as correntes da agremiação política no Maranhão sobre o pleito de outubro, no sentido de que os envolvidos possam compreender as inovações introduzidas na legislação eleitoral e, assim, evitar punições, antes e depois do período.

Ela também destacou a força da mulher na política, acrescentando que o PRB é um partido que prioriza o fortalecimento feminino. “É fundamental o incentivo para que a mulher tenha mais participação na vida política de seu município, de seu estado e de seu país”, disse Jesus Verde.

O curso foi ministrado pela advogada Salete Aragão, que presta assessoria jurídica para a Executiva Nacional do PRB e para o braço feminino da agremiação partidária. Ela fez um breve histórico da política nacional e destacou ser fundamental a participação feminina na política.

“Nós, mulheres, formamos 52% do eleitorado nacional, mas isso não se traduz em força política, porque somos representadas por apenas 10% do Congresso. Isto ocorre porque está faltando empenho, garra e dedicação”, disse Salete Aragão.

Aragão destacou as novidades determinadas pela Justiça Eleitoral para as eleições deste ano, descrevendo uma cartilha sobre o que pode ou não ser feito, tanto na pré-campanha quanto durante, evitando cassações de registros ou de mandatos.

Duas novidades apresentadas por Salete Aragão são a utilização das redes sociais e o financiamento coletivo, em que o pré-candidato pode receber doações individuais de até R$ 1.064,00, desde que acesse o site do TSE para contratar uma das empresas cadastradas no órgão. Ela ressaltou, entretanto, que os recursos arrecados pelas doações só poderão ser gastos após o registro do candidato em convenção.

Na opinião do deputado Cleber Verde, o curso ministrado pelo PRB Mulher significa que a sigla estabelece o protagonismo feminino no processo eleitoral.  “No PRB, a mulher não é questão de cota. É uma questão de necessidade. Nós sabemos o que é a força da mulher e, por isso, sempre incentivamos o fortalecimento feminino em nossas hostes”, acrescentou.

Cleber Verde destacou ser fundamental trazer a mulher para o centro do debate político, destacando que elas devem ter uma participação muito mais efetiva nesse processo.

Por sua vez, o vice-governador, Carlos Brandão, afirmou ser necessária uma maior projeção da mulher na política, em todas as suas instâncias. Segundo ele, o estabelecimento de cota de mulheres em partidos durante a campanha não resolve o problema. Ele entende que o número delas em todo o parlamento é pequeno e defende a necessidade de mais interesse pela política partidária.

Além de representantes de dezenas de municípios maranhenses, participaram do evento a presidente do PRB Mulher de São Paulo, Ana Karen Andrade, a secretária geral do PRB Mulher Nacional, Rosana Ribeiro, e as vereadoras Rosa Uchoa, do município de Cantanhede, e Nildinha, de Chapadinha.

 


Banner