Assembleia sedia III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Andressa Valadares / Agência Assembleia
17/05/2018 12h37 - Atualizado em 17/05/2018 15h35

Assembleia sedia III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Assembleia Legislativa sedia a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação. A programação estende-se até esta sexta-feira (18). O evento reúne alunos de escolas públicas e privadas, que apresentam projetos sobre a problemática da água e a preservação do meio ambiente no Maranhão.

O encontro integra a etapa estadual preparatória para a V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e que, este ano, tem como tema "Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas".

A programação consta de dois dias de palestras, oficinas, dinâmicas e apresentações de projetos. 532 propostas foram apresentadas e, desse total, 50 foram aprovadas pela comissão organizadora estadual. Segundo Geraldo Castro, membro do Conselho Estadual de Educação e da comissão organizadora do evento, o número expressivo de propostas elevou o Maranhão ao sexto lugar no ranking de estados que mais promoveram conferências em suas escolas.

“Há um charme nessa conferência e nesses projetos, que é aplicabilidade, pois eles são altamente exequíveis pelos alunos. Nós temos projetos, por exemplo, sobre o aproveitamento da água e a queda do desperdício. Em síntese, temos uma conferência em que eles são os protagonistas e deram conta do recado com maestria”, completou.

Juan Luís Azevedo foi o autor de um dos projetos. Trouxe à tona a degradação do Rio Gangan, em São Luís. Ele, que está no oitavo ano do Centro de Ensino João Paulo II, também foi eleito delegado da capital maranhense. “No meu projeto, abordamos a conscientização das pessoas sobre a degradação do rio, pois ele está totalmente poluído, pela ação humana.  Há moradores nas suas margens  e nele é depositado esgoto residencial. Como todos nós sabemos, a água é a nossa vida, e se poluirmos, futuramente não teremos mais”, explicou.

Já o projeto da aluna Fernanda Karla Freire, que está no nono ano do Colégio Educando, abordou a problemática do desperdício de água. Com o tema "Água, uma gota preciosa. Não deixe a última gota de água cair", ela propõe alternativas para a economia desse recurso.

“Esse projeto foi feito com o auxílio de todos os alunos da minha escola. Ele visa, principalmente, à diminuição do desperdício. Com isso, os alunos mobilizaram-se para criar um projeto sobre economia de água. Precisamos guardá-la não só para esse tempo, mas, também, para tempos futuros”, contou.

Ao término da conferência, um projeto será selecionado para concorrer na conferência nacional, de 15 a 19 de junho, em Brasília. O encontro é fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e do Meio Ambiente.