Rigo Teles denuncia lixão a céu aberto no município de Barra do Corda

Assecom / Dep. Rigo Teles
22/05/2018 15h18 - Atualizado em 22/05/2018 15h21

Rigo Teles denuncia lixão a céu aberto no município de Barra do Corda

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (21), para denunciar (e pedir providências) a Prefeitura de Barra do Corda, que estaria mantendo um lixão em uma área à margem da MA-272, a 5 quilômetros da sede. Ele disse que resolveu falar sobre o assunto depois que recebeu denúncia do vereador Eteldo e foi verificar o problema in loco. “O lixão é um desrespeito à população e aos motoristas que transitam na via”, disse.

Assim que chegou ao local, Rigo Teles demonstrou tristeza, ao perceber que, em pleno século XXI, a população de uma cidade do tamanho de Barra do Corda, com aproximadamente 100 mil habitantes, ainda se depara “com uma situação triste e calamitosa, provocada por um lixão quase no centro do município”.

No discurso, o deputado lembrou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu que todos os lixões existentes no Brasil devem ser desativados, e os municípios devem armazenar seus resíduos sólidos, de forma adequada, em aterros sanitários, distantes de áreas residenciais.

O parlamentar prometeu denunciar o descaso ao Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e Procuradoria-Geral da República (PGR). “O lixão é uma questão de saúde pública e falta de respeito com a população, pois fica perto de bairros e balneários”, disse.

Por fim, Rigo Teles disse que recebe reclamações dos moradores da Vila Sampaio, da Vila Mariano e da Cohab, que não aguentam mais o mau cheiro e a presença de centenas de urubus, atraídos pelo lixão.