Deputados prestigiam lançamento de expansão da Maranet no Maranhão

Agência Assembleia
29/05/2018 20h10 - Atualizado em 29/05/2018 20h27

Deputados prestigiam lançamento de expansão da Maranet no Maranhão

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Professor Marco Aurélio (PCdoB), Dr. Levi Pontes (PCdoB), Antônio Pereira (DEM) e Hemetério Weba (PP) participaram, nesta terça-feira (29), no Palácio Henrique e La Rocque, da solenidade de lançamento da Expansão da Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Os parlamentares acompanharam as assinaturas dos Termos de Cooperação Técnica celebrados entre a Secti, os provedores de internet habilitados e as prefeituras dos municípios que serão beneficiados pelo programa.

O projeto Maranet, que está na primeira etapa de expansão, foi iniciado quando Bira do Pindaré esteve à frente da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. O deputado disse que considera o serviço gratuito de internet uma ação importante para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

“O programa consolida uma política necessária, porque nós precisamos ampliar a inclusão digital. Nada mais adequado do que garantir pontos gratuitos de acesso, já que hoje todos dependem da internet para os mais diversos serviços, inclusive para fazer uma matrícula ou inscrição em concurso”, lembrou.

Para Marco Aurélio, a expansão do acesso livre à internet possibilita que as classes mais baixas avancem nos meios tecnológicos. “Com certeza, traz uma perspectiva muito grande, sobretudo para a juventude menos favorecida. Hoje, sem informação, as pessoas acabam se desconectando e ficando inviabilizadas no que diz respeito à competitividade. Poder alcançar um 1/3 dos municípios maranhenses é um ganho muito importante”, destacou.

Já os deputados Levi Pontes e Antônio Pereira parabenizaram o Governo do Estado pela iniciativa. “ É extremamente gratificante termos um governo que se preocupa não só com as ações impactantes, mas também sociais e, agora, com a área da internet, um serviço tão essencial no cotidiano de qualquer pessoa”, frisou Levi.

“Quero parabenizar Flávio Dino por dar condições aos municípios que não podem oferecer o serviço para a sua comunidade, incluindo-os digitalmente”, destacou Antônio Pereira.

1º expansão Maranet

A Rede de Internet Grátis do Maranhão integra o programa Cidadania Digital. Nesta etapa, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, 61 municípios serão beneficiados com internet de alta velocidade graças a uma composição tripartite entre governo, prefeituras, micro e pequenos empresários.

“Primeiro, fizemos um chamamento público a provedores maranhenses e sete se cadastraram, identificando 61 cidades que poderiam ser contempladas com seus serviços. Agora, o governo garantirá a publicidade institucional nos totens a serem colocados em cada uma das principais praças escolhidas pelos prefeitos, que, por sua vez, garantirão a ligação de energia elétrica”, explicou o secretário.

O governador Flávio Dino disse que a ideia é alcançar as 217 unidades territoriais do Estado com Wifi grátis. “ Vivemos uma era em que a internet é essencial para que nós possamos aperfeiçoar o processo de acesso a direitos. Estamos garantindo o direito de acesso à internet mediante uma política pública estruturada, que já vem sendo desenvolvida por intermédio dos totens de acesso gratuito, estendido para vários municípios e que, em breve, chegará aos 217”, garantiu.