Diretor de Operações da Emap foi o entrevistado do “Sala de Entrevista” desta segunda-feira

icone-whatsapp
Andressa Valadares / Agência Assembleia
04/06/2018 17h02

Diretor de Operações da Emap foi o entrevistado do “Sala de Entrevista” desta segunda-feira
Foto original

O diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), José Antônio Magalhães, foi o convidado, desta segunda-feira (4), do “Sala de Entrevista”, quadro exibido, ao vivo, no telejornal Portal da Assembleia, da TV Assembleia. No bate-papo com o jornalista Juraci Filho, o diretor falou, entre outros pontos, sobre a logística montada no Porto do Itaqui para garantir o abastecimento de combustível no Maranhão durante a greve dos caminhoneiros.

Segundo José Antônio Magalhães, o Porto do Itaqui tem um diferencial logístico em relação aos demais portos do Brasil, o que garantiu maior celeridade na montagem da força-tarefa e diminuição dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no estado, sobretudo na garantia do abastecimento de combustíveis.

“Nós falamos que o Porto do Itaqui tem um diferencial logístico em relação aos portos do Brasil. Sabíamos onde estavam os principais pontos que seriam impactados nesse processo. Toda a nossa diretoria começou a distribuir as ações, verificando, inicialmente, onde estavam os principais gargalos, com foco nos serviços essenciais em São Luís. A partir de um Decreto do Governo do Estado, começamos a fazer o transporte dos derivados de petróleo, onde atingimos mais de 30 municípios através do ferryboat”, disse.

Outro ponto abordado na entrevista foi o crescimento da safra de grãos. Segundo o diretor da Emap, apesar de todo o Brasil ter tido bloqueios nas rodovias, o Porto do Itaqui teve autonomia de armazenagem suficiente para que todos os navios de grãos continuassem operando normalmente durante esse período. “Com isso, conseguimos atingir um patamar um pouco acima do que atingimos no ano passado e, inclusive, batendo recorde de movimentação de carga no mês de maio. Isso destaca a autonomia que se tem de armazenagem e movimentação do Porto do Itaqui”, afirmou.

Quantos aos investimentos que estão sendo feitos pela Emap, José Antônio Magalhães destacou um estudo conceitual, finalizado recentemente, para a retomada da linha regular de contêiner pelo Porto do Itaqui. “Dentro do Porto, nós fizemos investimentos nos preparando para a retomada dessa linha. Ano passado, concluímos um pátio especializado para a movimentação de contêiner, onde foram mais de R$ 10 milhões investidos”, completou.

A entrevista completa está disponível na página da TV Assembleia no YouTube.


Banner