Assembleia concede a medalha do mérito legislativo Manoel Beckman ao professor Raimundo Soares Figueiredo

Ribamar Santana - Agência Assembleia
14/06/2018 16h21 - Atualizado em 14/06/2018 16h50

A Assembleia concedeu a medalha de honra ao mérito legislativo Manoel Beckman, a maior honraria do Poder Legislativo Estadual, ao professor Raimundo Soares Figueiredo, em sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (14). A iniciativa de concessão da honraria foi apresentada pelo deputado Edvaldo Holanda (PTC) e aprovada por unanimidade. Autoridades, amigos, familiares e profissionais da educação prestigiaram o evento.

Maranhense nascido em São Luís, Raimundo Soares Figueiredo é casado com Isa Bezerra Figueiredo, pai de quatro filhos e tem 11 netos. Iniciou seus estudos na Escola União Fabril Maranhense, o curso secundário no Colégio Ateneu Teixeira Mendes e o nível superior na Faculdade de Direito de São Luís, onde formou-se Bacharel em Direito.

Professor Figueiredo, como é conhecido o homenageado, foi Escriturário do quadro permanente do Ministério da Marinha Brasileira, assessor jurídico e contabilista do Banco do Brasil. Foi diretor por muito tempo do Colégio Batista e, por dois mandatos, presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. Em 1986, recebeu a medalha do mérito Timbira, maior honraria do Poder Executivo Estadual.

“Essa é uma homenagem de reconhecimento do povo maranhense pela contribuição do professor Figueiredo à educação do Estado do Maranhão. Tive a honra de conhecer o professor Figueiredo logo que cheguei ao Maranhão, na década de 1960. Sua história exige de nós essa justa homenagem, embora tardia”, afirmou o deputado Edivaldo Holanda, em seu discurso de saudação ao homenageado.

O professor Figueiredo agradeceu a homenagem e disse que, logo que foi informado de que seria homenageado, perguntou-se se era merecedor dessa honraria. “Oriundo de família origem, construí minha vida profissional pautada em integridade e estudo. Contribuí com a formação de gerações. Militei 29 anos na área educacional. Em primeiro lugar, sou grato a Deus pela oportunidade de servir como educador. Minha palavra aos profissionais da educação é de perseverança. Agradeço a todos os membros desta Casa legislativa, especialmente ao deputado Edivaldo Holanda”, complementou.

Na oportunidade, o deputado Fábio Braga (SD) lembrou dos encontros com o professor Figueiredo, na época em que dirigiu a Faculdade Ceuma e o homenageado era membro do Conselho Estadual de Educação e do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino. “Sinto-me gratificado por estar homenageando um homem de bem e um educador que muito contribuiu com a educação do Maranhão e que formou muitas gerações”, ressaltou.

Além dos deputados Edivaldo Holanda e Fábio Braga, compuseram a mesa de honra da sessão solene o ex-deputado estadual Dorian Menezes; o promotor de justiça Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes; o presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Maranhão, professor Paulino Delmar Rodrigues Pereira; o presidente do Conselho do Colégio Batista e da Igreja Batista do Olho d’Água, pastor Gedaizo Azevedo.