Grupos folclóricos e artistas animam noite de abertura do ‘Arraiá do Povo’

Ribamar Santana / Agência Assembleia
15/06/2018 10h07 - Atualizado em 15/06/2018 11h40

Grupos folclóricos e artistas animam noite de abertura do ‘Arraiá do Povo’

Um sucesso a noite de abertura da programação do ‘Arraiá do Povo’, na quinta-feira (14). Montado na área do estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Complexo de Comunicação, a festança foi animada pelos jovens do Programa Sol Nascente, Boi da Mocidade de Pinheiro, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Nina Rodrigues, PP Júnior e Boi de Itapera. A programação continua nesta sexta-feira (15) e sábado (16), a partir das 18h30. A organização é da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), com apoio do Governo do Estado do Maranhão.

“Preparamos as três noites de festa com muito carinho, especialmente para o povo e os servidores desta Casa. Afinal, o São João é uma das maiores festas populares de nosso estado e estamos felizes e honrados por receber esse grande público, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que vieram prestigiar a beleza do nosso folclore”, disse Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (GEDEMA).

Pela primeira vez, o arraial da Assembleia é transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 51.2 e canal 17  - TVN) e pelo site www.al.ma.leg.br/tv. Para tanto, foi montado um estúdio para a cobertura, com entrevistas, comentários e flashes em tempo real.

“Essa festa é para os servidores, familiares e convidados. É muito bom ver esse arraial lotado e as pessoas participando. Nosso objetivo é proporcionar uma festa junina alegre, para que possamos nos confraternizar e apreciar a beleza da cultura popular maranhense, com todas as suas peculiaridades. Inclusive, antecipamos o pagamento da metade do 13º salário dos nossos servidores, exatamente para estimular a participação de todos”, disse o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB).

A primeira noite da festança no arraial foi prestigiada pelos deputados Roberto Costa (PMB), Zé Inácio (PT), Dr. Levy Pontes (PCdoB), Valéria Macedo (PDT), Glaubert Cutrim (PDT) e Francisca Primo (PCdoB). “Participar desta festa da cultura maranhense é prestigiar o nosso povo. E a Assembleia, ao organizar esse arraial, dá oportunidade a todos de participar de um dos eventos mais populares do Maranhão”, frisou Roberto Costa.

Para Valney de Freitas Pereira, diretor geral da Assembleia, o ‘Arraiá do Povo’ é fruto de um novo modelo de gestão, adotado pelo presidente Othelino Neto. “Aproveitamos para parabenizar e agradecer a toda a equipe responsável pela organização. Os servidores e o povo são merecedores”, elogiou.

Grupos folclóricos e artistas dão show no palco

Os alunos do programa Sol Nascente abriram a programação, com uma apresentação das oficinas de sopro e dança. Em seguida, foi a vez do Boi da Mocidade de Pinheiro. “Nós estamos lisonjeados por abrir a programação. Nossos meninos sentiram um “friozinho na barriga”, mas deram conta do recado. Estamos muito felizes e agradecidos”, declarou a coordenadora do Programa Sol Nascente, Cynthia Brito.

O Cacuriá de Dona Teté, com seu bailado sensual, foi a segunda atração e fez o público dançar. Na sequência, subiram no tablado Boi de Nina Rodrigues (orquestra), comandado pela presidente Concita Braga, o cantor Pepê Júnior (que levou repertório diversificado) e o Boi de Itapera. “Adoro boi de orquestra e Nina Rodrigues está muito bonito este ano”, elogiou Neide Silva, moradora do bairro Angelim.

O diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, destacou a movimentação no arraial na noite de abertura. “Trabalhamos com afinco para oferecer segurança e conforto a todos que prestigiam o arraial, montado para receber o povo e homenagear o nosso São João. A festa está linda. Todo mundo se divertindo em paz, com segurança, ao lado de suas famílias. Esperamos que esse arraial seja um marco e que, ano que vem, todos fiquem na expectativa para mais uma edição”, finalizou.