Assembleia promove Curso de Formação de Brigada de Incêndio para servidores

icone-whatsapp
Agência Assembleia
19/06/2018 17h29 - Atualizado em 19/06/2018 18h22

Assembleia promove Curso de Formação de Brigada de Incêndio para servidores
Foto original

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Escola do Legislativo e do Gabinete Militar, com apoio do Corpo de Bombeiros (CBMMA), deu início, nesta terça-feira (19), ao Curso de Formação de Brigada de Incêndio, voltado para servidores das diretorias, gabinetes e de empresas terceirizadas da Casa.

Com aulas teóricas e práticas, pelo menos 70 funcionários estão sendo preparados para atuar no combate a princípio de incêndio e a prestar socorro a vítimas, conforme as normas do Corpo de Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros orienta que deve haver um número específico de servidores treinados para responder a sinistros, incêndios, primeiros-socorros ou qualquer emergência. Por isso, decidimos fazer o treinamento com alguns dos nossos funcionários”, explicou o tenente-coronel Marcelo Jinkings, diretor adjunto do Gabinete Militar e coordenador do curso.

Na palestra ministrada pelo sargento Kleyton, do CBMMA, que marcou a primeira etapa do curso, foram abordadas técnicas de prevenção, isolamento e extinção de princípio de incêndio, abandono de local e primeiros-socorros. A segunda etapa do treinamento acontece nesta quarta-feira (20), também sob orientação do sargento Kleyton, com aulas práticas nas dependências do Parlamento Estadual. Os treinandos manusearão extintores e simularão situações de risco em bonecos. 

Para o aluno Valterino Costa, assistente na Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), o aperfeiçoamento é fundamental. “Foi uma ótima iniciativa da Assembleia, já que estamos tratando de vidas. Os riscos não estão só no trabalho ou em casa, mas em qualquer lugar à nossa volta, daí a importância de estarmos preparados para reagir sem desespero, evitando, ao máximo, que não haja vítimas”, acentuou.

Os diretores geral e administrativo da Assembleia, Valney de Freitas e Antino Noleto, respectivamente, participaram do evento. Na oportunidade, ambos destacaram a importância do treinamento tanto para os servidores, quanto para a estrutura da Casa. “Nossos servidores estarão preparados para emergência em caso de princípio e combate a incêndio, onde teremos um corpo funcional interno preparado para que seja resolvido esse tipo de situação. Então, ganha o funcionário e ganha a Assembleia, com a proteção da integridade daqueles que aqui trabalham, dos visitantes, assim como de todo o patrimônio da instituição", disse Valney de Freitas.

“Um curso como este de brigadista e de socorrista é fundamental para a segurança da Casa, que tem, dentro de suas competências, áreas críticas, como o sistema de ar condicionado, sistema elétrico, subestação, uma preocupação muito grande no dia a dia de nossas equipes de engenheiros, eletricistas e bombeiros hidráulicos, que convivem diariamente com esse risco real. A Assembleia vem preparando um time preventivamente para que, caso ocorra um desastre, não se transforme numa tragédia”, complementou Antino Noleto. 


Banner