Comissão de Meio Ambiente prepara última audiência pública sobre Bacia do Rio Itapecuru

icone-whatsapp
Agência Assembleia
20/06/2018 10h26 - Atualizado em 20/06/2018 17h12

Comissão de Meio Ambiente prepara última audiência pública sobre Bacia do Rio Itapecuru
Foto original

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (20), reunião ordinária para definir os preparativos da quarta e última audiência pública para criação do Pré-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.

O presidente da Comissão, deputado Rafael Leitoa (PDT), informou que a última audiência será realizada no município de Coroatá, no próximo dia 28 de junho. “A nossa ideia é realizar esta quarta e última audiência com a participação do poder público, órgãos públicos e privados, representantes da sociedade civil e usuários de água da região do Baixo Itapecuru”, declarou o parlamentar.

Ele frisou que as duas outras audiências realizadas no interior do Estado, nas cidades de Caxias e Colinas, também obtiveram sucesso, numa valorosa parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Em realização à audiência anterior, Rafael Leitoa lembrou que, antes do evento, foram realizados três dias de mobilização em 12 municípios do entorno do município de Caxias. O objetivo foi ativar o diálogo e organizar as pessoas em torno do tema, explicando a importância da participação de todos os atores envolvidos na discussão.

“É um processo que anima a comunidade local a se envolver, a se engajar em uma causa que é local, sobretudo. Foi muito importante a nossa parceria com a Sema, onde eles foram a campo, e faremos isso agora, no perímetro da  regiçao mais baixa do rio, em um total de 57 municípios. Os comitês são os parlamentos das águas, daí a importância do trabalho da Assembleia, que é um lugar de debate, representatividade e fiscalização, onde estamos engajando as pessoas em um processo dialógico, de conversa sobre como revitalizar um rio de suma importância para a história do Maranhão”, frisou o deputado Rafael Leitoa.

Segundo ele, a partir de agora, serão aprofundados os preparativos para que a próxima audiência pública obtenha absoluto sucesso na cidade de Coroatá.


Banner