Marco Aurélio destaca realização do "São João de Todos" em Imperatriz

Assecom / Dep. Marco Aurélio
26/06/2018 17h22

Marco Aurélio destaca realização do "São João de Todos" em Imperatriz

O deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) usou a tribuna, na manhã desta terça-feira (26), para destacar a realização do “São João de Todos”, em Imperatriz. Um evento grandioso, organizado pelo Governo do Estado, que tem resgatado e valorizado a cultura maranhense em Imperatriz e Região Tocantina.

“Há muito tempo nossa cidade e a Região Tocantina estavam carentes de um evento que desse oportunidade aos fazedores de cultura. Eu digo isso porque, às vezes, promover um show de artistas nacionais nem sempre significa fazer cultura. Fazer cultura é dar oportunidade para aqueles que o fazem todos os dias. Para que eles se apresentem e viabilizando a estrutura onde a estrela maior seja o nosso povo. Isto sim é valorizar”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado, o Governo do Estado acerta ao valorizar movimentos como cacuriá, bumba meu boi, quadrilhas juninas e outras manifestações regionais, movimentando a população da Região Tocantina. “Valorizando o cantador, os artistas e os grupos culturais da nossa região, além de todos que movimentam a economia criativa. Milhares de pessoas têm prestigiado nossas danças e brincadeiras todas as noites na Beira Rio, nessa grande festa que tem encantado nossa região.”

Ainda como parte da programação do “São João de Todos”, será realizada a “Mostra Competitiva de Quadrilhas Juninas”, na sexta-feira (29) e no sábado (30). É a primeira vez que este evento acontece no “São João de Todos”, com a oferta de prêmios aos vencedores.

A Mostra premiará os três primeiros colocados. O campeão levará para casa 1 carro 0km ou R$ 36 mil. A quadrilha que ficar em segundo lugar, levará como premiação uma moto 0km ou R$ 10 mil. O terceiro colocado poderá levar também uma moto 0km ou o R$ 7 mil.

O deputado destacou a importância da política de descentralização dos movimentos culturais, promovida pelo Governo do Estado. “A cultura de Imperatriz não é a mesma de São Luís. Nós temos uma identidade cultural própria e precisamos ter essa oportunidade, para que o povo mostre esse traço cultural para todo o Maranhão. Imperatriz aprende muito com São Luís, mas São Luís também tem muito a aprender com nossa cidade e região, e esse tem sido um passo importante dado pelo Governo do Estado”.

O “São João de Todos” foi aberto, oficialmente, no último sábado (23) e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino. O secretário anunciou a criação da Superintendência Regional de Cultura e Turismo de Imperatriz e Chapada das Mesas, que descentralizará as ações, dando mais força aos agentes culturais, qualificando os mesmos para que possam se beneficiar com ferramentas como a Lei de Incentivo à Cultura e os editais oferecidos pela Sectur.

Ao finalizar seu discurso, Marco Aurélio agradeceu o empenho dos responsáveis pela realização do "São João de Todos". “Parabenizo o governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino. E, de forma especial, os artistas e o nosso povo, que têm feito uma grande festa todas as noites, mostrando que Imperatriz também respira cultura”, finalizou o parlamentar.