Alunos do ensino fundamental apresentam-se no arraial da Creche-Escola Sementinha

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
28/06/2018 14h23 - Atualizado em 28/06/2018 15h59

Alunos do ensino fundamental apresentam-se no arraial da Creche-Escola Sementinha
Foto original

Alunos do ensino fundamental da Creche-Escola Sementinha entraram no ritmo das festas juninas na manhã nesta quinta-feira (28). Em um arraial montado no pátio da escola, eles mostraram um pouco do folclore maranhense para uma plateia formada por professores, funcionários, pais e mães. As apresentações envolveram danças e canto coral.

De acordo com a diretora da creche, Bruna Abreu, a escola decidiu apresentar repertório com músicas de compositores maranhenses para valorizar a cultura local, destacando danças típicas como o cacuriá, a quadrilha e o boi de orquestra. Ontem (27), foi a vez dos alunos do maternal se apresentarem, cantando e dançando ao som de composições maranhenses.

“Essa é uma oportunidade excelente para nós resgatarmos e fortalecermos a nossa cultura, nesse período que é tão bonito e festivo. Hoje, as nossas crianças cantaram e dançaram ao som de músicas de compositores maranhenses, como Zé Pereira Godão, Dona Teté, Concita Braga, Papete e João do Vale.  O objetivo é resgatar a história, a música desses artistas e, claro,  proporcionar um momento de confraternização dos alunos com as famílias”, disse Bruna Abreu.

Ela enfatizou que um trabalho como esse é feito por muitas mãos, passando pela direção, professores e zeladores, e incentivo do presidente da Assembleia, deputado Othleino Neto (PCdoB), e da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato. “Hoje, é apenas a culminância do que aconteceu nos meses de maio e junho na nossa escola. Tivemos o incentivo do presidente Othelino Neto; da presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, e das pessoas que fazem a nossa escola. São muitas mãos com um único objetivo: desenvolver a aprendizagem, em um clima de alegria e harmonia”.

Programação

A primeira apresentação foi do grupo de canto coral da creche, que entoou peças do cancioneiro maranhense voltadas para os festejos juninos. Em seguida, foi a vez dos alunos da 2a Série, que cantaram duas músicas de Luís Gonzaga: “A Ema Gemeu" e “É proibido cochilar”. Depois, os alunos da 3ª Série cantaram e dançaram o cacuriá, embalados por músicas do grupo folclórico Cacuriá de Dona Teté. Os alunos da 4º Série dançaram quadrilha ao som de “Olha pro Céu" e "São João na roça", de Luiz Gonzaga. Os alunos da 1ª Série, A e B, dançaram a toada de boi de orquestra “Lua Cheia, de José Pereira Godão, e "Nordeste Brasileiro", de Concita Braga.

Alegria

A aluna do 4º Ano, Lara Rabelo, que dançou cacuriá, disse que estava feliz em participar. “Foi bem legal, dançamos bem e curtimos bastante. Estou muito feliz”.

Nayara Hellen, também da 4ª Série, disse que foi divertido: “Foi bem legal e muito divertido. Gostei bastante de ensaiar e de me apresentar”.

Aurélia Monteiro, mãe do aluno Ricardo Monteiro, do 2º Ano, disse que sempre  se emociona ao ver o filho participar dos eventos. “É muito emocionante vê-lo se apresentar. Meu filho passou o tempo todo ensaiando em casa e estava ansioso para este dia chegar. A ideia de valorizar a cultura maranhense, por meio da música e da dança, foi muito boa”.

A professora Alda Baldez disse que foi uma experiência gratificante a preparação dos alunos para o arraial. “Foi muito bom, pois eles se doaram. Hoje, estão realizando um sonho e  nós estamos todos muito felizes”.


Banner