Procurador-geral de Justiça reforça compromisso do MP com a sociedade em entrevista à TV Assembleia

Andressa Valadares / Agência Assembleia
04/07/2018 14h36 - Atualizado em 04/07/2018 20h18

Quadro exibido ao vivo, no telejornal Portal da Assembleia, da TV Assembleia, o “Sala de Entrevista” desta quarta-feira (4) recebeu o procurador-geral de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho, reconduzido a mais um mandato à frente do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Entre outras coisas, ele reforçou o compromisso do órgão com as demandas da sociedade em geral.

Luiz Gonzaga Martins Coelho ressaltou que busca trabalhar a unidade dentro do MP-MA, tendo como nortes o diálogo, o respeito e a profissionalização do órgão. “Procuramos trabalhar a unidade institucional. Quando você decide, objetivamente, pautado numa coerência, todos entendem aquele ‘sim’ e aquele ‘não’, naquele momento. Daremos continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, fazendo pequenos ajustes na administração, onde precisamos avançar e melhorar”.

O procurador também reforçou o compromisso do MP-MA com a sociedade em geral, haja vista que, segundo ele, espera-se uma atuação da instituição cada vez mais determinada e voltada para a melhoria dos indicadores sociais. “Embora não seja um papel do MP, nós combatemos a pobreza diretamente, fazendo com que os gestores possam trabalhar essa cultura da igualdade e diminuição das desigualdades sociais”, ressaltou.

Sobre o pleito eleitoral deste ano, Luiz Gonzaga mencionou que o processo tende a correr naturalmente e sem traumas, pois os promotores eleitorais acompanharão todo o processo. “Em cada zona do Maranhão, um promotor de Justiça terá atuação direta, estará atento, agirá com rigor e fiscalizará para evitar qualquer prática abusiva”, afirmou.

Durante a entrevista, o procurador-geral falou sobre o processo de expansão do MP no Maranhão, por meio dos Centros de Apoio Operacionais (CAOPs). “Esta é uma marca da nossa gestão. Empreendemos um processo de ampla reforma e construções, pois entendemos que temos de dar boas condições aos promotores e aos cidadãos. O MP é o braço da cidadania. Temos andado pelo interior do Maranhão, lançando campanhas institucionais, e a resposta tem sido bastante positiva”, completou.

Parceria com o Poder Legislativo

Durante a entrevista, o procurador-geral de Justiça também destacou a parceria firmada com o Poder Legislativo, para a veiculação do “MP TV” na grade de programação da TV Assembleia. O programa, com 30 minutos de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 19h30, com reprise aos domingos, às 13h. O objetivo é dar maior visibilidade e transparência às ações do Ministério Público, destacando a atuação do órgão em seus programas e projetos na defesa dos direitos da sociedade.

“Nós temos procurado estruturar a nossa Assessoria de Comunicação, pois entendemos que o MP precisar informar ao cidadão o que está fazendo. É essa a nossa dinâmica e a parceria com o Poder Legislativo é louvável. Estamos toda segunda-feira, às 19h30, na grade da TV Assembleia, com o “MP TV”, levando ao cidadão todo o nosso trabalho”, finalizou Luiz Gonzaga Martins Coelho.