Marco Aurélio destaca criação do Centro de Ciências da Saúde na UEMASUL

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Marco Aurélio
04/07/2018 18h24

Marco Aurélio destaca criação do Centro de Ciências da Saúde na UEMASUL
Foto original

Foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (4), no plenário da Assembleia Legislativa, projeto de lei, de autoria do governador Flávio Dino, que dispõe sobre a criação do Centro de Ciências da Saúde (CSS), na estrutura organizacional da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O projeto foi aprovado por unanimidade e teve o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) como relator e agora vai à sansão governamental.

Criada há pouco mais de um ano, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão tem surpreendido e contribuído com o desenvolvimento de Imperatriz e de todos os 22 municípios que integram seu território de atuação. A instituição passou a ter autonomia administrativa e financeira para investir e ampliar sua estrutura, diferente do que acontecia anteriormente, quando todas as decisões eram tomadas pela Reitoria da Uema, com sede em São Luís.

Campus como o de Açailândia, criado há 15 anos, não dispunha de professor concursado, realidade que deverá mudar em breve, uma vez que está sendo concluído o concurso público com 30 vagas para professores doutores. Destes, dez deverão integrar o corpo docente do campus da cidade. Os demais serão divididos entre os campi de Imperatriz e Estreito.

Um dos principais defensores da criação da UEMASUL e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o deputado Marco Aurélio comemorou o resultado da votação, ressaltando o impacto do Centro para toda a Região Tocantina. “Esta possibilidade tornou-se real com as condições oferecidas pelo governador Flávio Dino, para a consolidação da UEMASUL. Hoje, a universidade já está consolidada e foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. Nós recebemos investimentos nas mais diversas áreas”.

Além de todos os avanços alcançados pela universidade nos últimos meses, faltava a implantação do curso de Medicina, medida que ajudaria a transformar a realidade do ensino superior de Imperatriz e da Região Tocantina. Hoje, após a aprovação do Projeto de Lei, a UEMASUL passa a contar, em sua estrutura pedagógica e administrativa, com os cursos de Medicina, Farmácia e Saúde Coletiva.

Marco Aurélio destacou o papel fundamental da reitoria da UEMASUL em mais esta conquista. Segundo ele, a administração sempre esteve alinhada com as necessidades da universidade e da região, não se poupando de buscar todo e qualquer encaminhamento necessário pelo desenvolvimento da instituição.

“Até mesmo tratativas internacionais com a Organização Panamericana de Saúde foram tomadas para garantir a realização deste sonho. Não posso deixar de citar as condições que o governador Flávio Dino deu para que a UEMASUL fosse criada e pudesse decolar de vez. Fico feliz em poder ver essa realização, principalmente por participar de todo o processo legislativo que possibilitou sua criação e a do Centro de Ciências da Saúde”, ressaltou.

Outros benefícios

O Governo do Estado está realizando uma série de obras para melhorar a educação no Maranhão e muitas delas são levadas para a Região Tocantina. Uma delas é a conclusão do campus de Ciências Agrárias de Imperatriz, um investimento de mais de R$ 11 milhões.

Além disso, o governo reformou o atual campus de Imperatriz, com a garantia de uma nova biblioteca, e implantou o restaurante popular e universitário, que serve mais de 1200 refeições, diariamente. E será implantada, ainda neste ano, o campus da UEMASUL no município de Estreito, em parceria com a prefeitura.

Foi melhorada a estrutura do campus de Açailândia e já está no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a implantação de cinco polos da UEMASUL em municípios estratégicos da Região Tocantina. Por fim, o número de bolsas de iniciação científica foi triplicado.

 

 

 


Banner