Assembleia presta homenagem a coordenador do programa Bombeiro Mirim

Agência Assembleia
18/09/2018 14h01 - Atualizado em 18/09/2018 14h39

Assembleia presta homenagem a coordenador do programa Bombeiro Mirim

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta terça-feira (18), sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao 2º Sargento BM Carlos Marcone Martins Dias, um dos coordenadores do programa Bombeiro Mirim no Maranhão. A sessão foi presidida pelo deputado Júnior Verde (PRB).

Depois de receber a condecoração, o sargento Dias proferiu discurso de agradecimento à Assembleia Legislativa e salientou que, em 20 anos de existência, o programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, já alcançou mais de 25 mil crianças.

Atualmente, o trabalho é realizado em 17 polos e oferece atividades que estimulam a boa conduta social, respeito e disciplina, sempre correlacionadas com as instruções práticas que envolvem técnicas de salvamento, primeiros-socorros, ordem unida, defesa civil, proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios e orientações contra acidentes domésticos.

O sargento Dias explicou que, direcionado para comunidades socialmente vulneráveis, a implantação do Bombeiro Mirim tem se tornado um sucesso em diversas cidades do Estado, especialmente por ser uma eficiente ferramenta contra as drogas e a criminalidade.

Além de diversos oficiais tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros, a sessão solene contou também com a presença do deputado federal Julião Amin (PDT),  do secretário adjunto do Trabalho e Economia Solidária, Sílvio Conceição, e do secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Oliveira Coqueiro que, na cerimônia, representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Biografia

Nascido em 2 de fevereiro de 1975, no povoado Enseada dos Nogueiras na cidade de Palmeirândia, filho de Carlos Santos Dias e Margarida Martins Dias, Carlos Marcone Martins Dias desde sua juventude já demonstrava admiração pela missão de proteger vidas. Admiração esta que o motivou a ingressar na corporação.

Para tanto, direcionou sua formação acadêmica e profissional realizando diversos cursos de aperfeiçoamento técnico e preparação para a atuação na corporação, como os cursos de Formação de Soldados, Formação de Cabos e de Formação de Sargentos, todos pela CBMMA, entre outros, reafirmando o entendimento de que são qualidades suas a competência, capacidade e idoneidade.

Ao longo da carreira, o sargento Dias tem se destacado pelos princípios de ética, preocupação com os problemas que afligem os menos favorecidos e, sobretudo, com o seu comprometimento em manter a sociedade verdadeiramente amparada, tendo recebido diversas condecorações ao reconhecimento do trabalho exercido no cumprimento do dever e da defesa da sociedade, tais como os Títulos de Cidadão dos municípios de Igarapé do Meio, São Mateus e Bela Vista, além da condecoração com a medalha Alferes Moraes Santos, e as de Serviço Bombeiro Militar, por 10 e 20 anos de serviço consecutivos.