Diretoria de Saúde da Assembleia lança campanha Novembro Azul e disponibiliza consultas a servidores

icone-whatsapp
Ribamar Santana - Agência Assembleia
22/11/2018 18h00 - Atualizado em 22/11/2018 18h13

Diretoria de Saúde da Assembleia lança campanha Novembro Azul e disponibiliza consultas a servidores
Foto original

A Diretoria de Saúde da Assembleia, com apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (GEDEMA), deu início, na tarde desta quinta-feira (22), no setor médico, à campanha Novembro Azul, cujo objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata, desmitificando conceitos em relação à doença.

Depois do Outubro Rosa, focado na prevenção e combate ao câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul, focado na prevenção ao câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o sexto mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. Os sintomas não aparecem na fase inicial da doença. Quando os sinais chegam, 95% dos tumores já estão em fase avançada.

Consultas

Segundo o diretor de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia, Dionilo Gonçalves Costa, a campanha deste ano ofereceu consultas nesta quinta-feira (22), com o médico urologista Antônio de Pádua Silva Sousa, e também oferecerá na próxima terça-feira (27), a partir das 15h, e nos dias 29 (quinta-feira) e 30 (sexta-feira). Os exames laboratoriais são realizadas das 7h às 11h.

“Sabemos que quando detectado precocemente, as chances de cura do câncer de próstata são muito altas. Por isso, essa campanha é realizada mundialmente, principalmente para os homens de 45 anos de idade em diante, que registram incidência maior de acometimento. A informação é capaz de salvar vidas. Por isso, divulgamos amplamente essa campanha entre os servidores”, ressaltou Dionilo Gonçalves.

Para o médico Antonio de Pádua, o preconceito em relação ao exame de próstata tem diminuído graças às campanhas de conscientização. “Essa estratégia de prevenção tem surtido efeito. É um alerta aos homens. O câncer de próstata é uma doença politicamente correta, pois não faz distinção de nenhuma natureza, acometendo o pobre, o rico, o senador e o presidente da República”, destacou.

Importância de fazer o exame

“Eu faço o exame todo ano. Acho muito importante ter a oportunidade de saber como está funcionando minha próstata e, assim, saber como está minha saúde e não dar preocupação para mim e minha família.  Não tenho medo de fazer o exame!  Agradeço à  Assembleia por essa oportunidade”, afirmou o servidor Ivanildo Mesquita Lima.

O fotógrafo da Diretoria de Comunicação, José Ribamar Ribeiro Celedônio, também se submeteu ao exame e ressaltou a importância de se prevenir em relação ao câncer de próstata.

“É muito importante que o homem tome essa consciência de todo ano fazer esse exame para saber o que está acontecendo com o corpo. Já tenho 60 anos e desde os 45 anos que eu faço esse exame. É da natureza que os órgãos do nosso corpo sofram modificações com o passar do tempo. É o que acontece com a nossa próstata. Sempre é melhor prevenir que remediar", advertiu.


Banner