Deputados estudantes visitam o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa

Agência Assembleia
23/11/2018 14h35 - Atualizado em 23/11/2018 15h13

Os deputados estudantes que participam da edição 2018 do programa Parlamento Estudantil realizaram, na manhã desta sexta-feira (23), uma visita ao Complexo de Comunicação, aos gabinetes dos parlamentares e às demais instalações da Assembleia Legislativa. Eles também plantaram a primeira muda símbolo do programa, ao lado do deputado Wellington do Curso (PSDB).

Além de participarem de palestras proferidas por consultores legislativos, que explicaram como funciona o Parlamento maranhense, os deputados estudantes tiveram a chance de conhecer toda a estrutura da Casa.

Recepcionados pelas jornalistas Jacqueline Heluy e Natália Macedo, os 22 participantes da edição 2018 do Parlamento Estudantil conheceram, no Complexo de Comunicação, toda a sistemática de funcionamento da Agência de Notícias e da Rádio e TV Assembleia.

Eles receberam informações sobre o conteúdo de toda a grade de programação, bem como sobre a produção de todos os programas jornalísticos e de entretenimento. Além de visitarem a Redação Integrada, os estúdios, os cenários, as Ilhas de Edição e a Central Técnica de Operações, os visitantes conversaram com repórteres, cinegrafistas, produtores e editores da TV Assembleia.

Ana Luiza de Lima Sousa, de 17 anos, aluna do Centro de Ensino Integral Josélia Almeida Ramos, do município de São João dos Patos, chegou a fazer um teste de bancada, no papel de apresentadora do telejornal da TV Assembleia:

“Estou muito feliz e bastante emocionada com este momento marcante na minha vida. Acho que visitas como esta fortalecem o conhecimento dos alunos. Por meio desta visita, eu pude perceber como funciona uma Casa legislativa e, principalmente, como funciona um estúdio de televisão”, assinalou Ana Luiza.

O deputado estudante Guilherme de Carvalho Silva, de 17 anos, aluno do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, também disse que ficou bastante feliz com esta visita à Assembleia Legislativa: "Foi uma manhã enriquecedora para nós alunos participantes deste programa. Para mim, foi uma experiência única e, por isso, faço questão de agradecer a oportunidade e, acima de tudo, parabenizar a Assembleia Legislativa por este seu importante programa: o Parlamento Estudantil”, ressaltou.

Processo legislativo

Durante palestras proferidas no prédio da Escola do Legislativo, o consultor José Anderson Abreu Rocha fez uma ampla explanação sobre o processo legislativo no país, explicando como funcionam a Câmara dos Deputados, o Senado, as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores.

O consultor geral da Assembleia Legislativa, Aristides Lobão Neto, fez uma explanação sobre o Programa Parlamento Estudantil que, segundo ele, visa a integração dos alunos das redes de ensino pública e privada do Maranhão com a atividade parlamentar.

“A ideia é preparar estudantes para o pleno exercício da cidadania, elaborando projetos de lei e debatendo aqui nesta Casa temas de grande relevância para nosso Estado”, declarou Aristides Neto.

Após a visita ao Complexo de Comunicação, os 22 estudantes puderam conhecer, também, o Salão Nobre, onde fica aberta à visitação pública a Galeria de Ex-presidentes da Casa. Eles também tiveram a chance de visitar o Plenarinho, a Sala das Comissões e o Plenário Deputado Nagib Haickel, onde os 42 deputados reúnem-se para debater e votar projetos de interesse da população.

Durante toda a visita, os estudantes receberam explicações, conheceram o funcionamento da Casa, formularam perguntas e esclareceram dúvidas. No Plenarinho e no Plenário, os consultores legislativos responderam a perguntas e detalharam os trâmites de votação e aprovação de Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos.

Ao final da visita, o consultor geral da Assembleia Legislativa, Aristides Lobão Neto, voltou a acentuar a importância do Programa Parlamento Estudantil, cujo objetivo é integrar os estudantes com a atividade parlamentar, viabilizando uma visão de aspectos da democracia participativa e preparando-os para o pleno exercício da cidadania.

“Estas visitas à Casa do Povo são muito importantes, porque a nossa juventude precisa ser estimulada a participar da vida pública. Não há democracia sem participação. E os nossos jovens precisam se engajar nesse processo, de forma direta e consciente”, salientou Aristides Lobão Neto.

Durante o plantio da muda símbolo do programa, a deputada estudante Emanuela Pereira Silva, de Colinas, falou sobre a experiência. "Foi única e ficou plantada em nossa mente. Espero retornar ao Parlamento, em breve, para ver essa árvore crescendo";.