Programa Sol Nascente dá início às atividades de 2019

Evandro Júnior / Agência Assembleia
02/02/2019 10h44 - Atualizado em 02/02/2019 11h03

Programa Sol Nascente dá início às atividades de 2019

As boas-vindas de início de semestre às crianças que participam do Programa Sol Nascente, iniciativa do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e cujas atividades acontecem aos fins de semana, no Maiobão, foram dadas na manhã deste sábado (2), durante programação descontraída e receptivo com abraços e um delicioso café da manhã. Os jovens também foram recebidos com brindes e música tocada pelo grupo Ministério Anjos de Saron, que deu o tom da manhã festiva, entoando repertório eclético e motivacional.

A equipe de professores do Programa Sol Nascente propôs dinâmicas de grupo, para que os alunos, entre veteranos e novatos, pudessem interagir e se conhecer. O evento é realizado a cada início de semestre, dando a largada para o cronograma anual. As atividades do primeiro semestre de 2019 serão encerradas na segunda quinzena do mês de junho, em ritmo de São João.

Entre os alunos veteranos, Marcos Aguiar, de 9 anos, morador de Paço do Lumiar, estava ansioso para retornar. “Ano passado, eu participei da oficina de sopro e, agora, vou para a de canto coral. Eu adoro participar e já fiz muitos amigos aqui”.

Daniária Silva, 13, é novata e participará da oficina de canto coral. “Eu tenho amigos que participam do projeto e gostam bastante. Por isso, eles me incentivaram a me inscrever. É claro que estou muito ansiosa para saber como é”, disse.

Candice Oliveira Rodrigues, mãe de Raileidson Rodrigues, 11 anos, levou o filho incentivada por uma amiga. “Ela sempre me falava muito desse projeto, mas somente agora estou trazendo o meu filho e acho que ele vai gostar bastante”, contou.

Segundo a coordenadora do Programa Sol Nascente, Cynthia Brito, das 147 crianças participantes este ano, 17 são novatas. Daí a importância do evento, para que todas se conheçam.  “Nós preparamos as boas-vindas de maneira descontraída, com música e brincadeiras, para que elas pudessem ficar bem à vontade. Todos são muito especiais para nós e fazemos tudo com muito carinho e amor”, disse, em nome da presidente do Gedema, Ana Paula Lobato.

As atividades no Sol Nascente acontecem nas sextas-feiras (das 8h às 10h e das 14h às 16h), e aos sábados (das 8h às 16h), com oficinas esportivas (handebol, futebol e vôlei) e artísticas (dança, violino, sopro e canto coral). As crianças têm idades de 9 a 16 anos. O programa é voltado para alunos de escolas públicas localizadas no entorno do Maiobão, no município de Paço do Lumiar.

“É um projeto maravilhoso e a cada ano que passa, ele fica melhor. Com a gestão da presidente Ana Paula Lobato, já tivemos ganhos importantes, como a adoção de fardamento, inclusão de café da manhã e lanche da tarde e acompanhamento de um nutricionista. A ideia é também aumentar o quantitativo de crianças participantes”, finalizou Cynthia Brito.