Dra. Thaiza pedirá Frente Parlamentar em busca de soluções para a comporta no Rio Pericumã

Assecom / Dep. Dra. Thaiza
13/02/2019 09h10 - Atualizado em 13/02/2019 09h14

Em seu primeiro pronunciamento, na terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, a deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) relatou os graves problemas da comporta na barragem do Rio Pericumã, em Pinheiro, que sofreu, na última segunda-feira (11), rompimento dos cabos de aço, o que vem ocasionando inundações em vários bairros ribeirinhos.

Além da Frente Parlamentar, a deputada protocolou uma Indicação, para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) preste assistência técnica no local.

“Pedi que o Governo do Estado possa deslocar uma equipe e dê um olhar atento para aquele município tão importante para a Baixada Maranhense, tomando providências o mais rápido possível. Porque as fortes chuvas vêm acontecendo na região e esse risco está iminente para as famílias ribeirinhas. E destaca-se que a Prefeitura vem fazendo sim a sua parte. A equipe técnica está no local, mas a manutenção da comporta é de responsabilidade do Governo Federal e, hoje, ela passa a ser também de todos nós”, declarou a parlamentar.

O discurso da deputada chamou a atenção de vários colegas parlamentares, que se prontificaram em unir forças. Para a deputada, o momento é de buscar soluções práticas. Ela pediu, também, que todas as esferas concentrem esforços para resolver a situação da comporta, que está há 36 anos sem uma reforma significativa. Ela enfatizou que a Prefeitura vem cumprindo o seu papel, tomando todas as medidas possíveis junto ao Governo Federal, na tentativa de recuperar a comporta.

"É momento de todos nós, governador, deputados estaduais, federais e senadores maranhenses cobrarmos, junto ao Ministério da Integração, uma solução prática para resolver, de uma vez por todas, esse caos, que pode gerar uma calamidade sem precedentes", finalizou Dra. Thaiza.