Wellington propõe ações para o tratamento de pessoas com doenças genéticas e raras

Assecom / Dep. Wellington do Curso
15/02/2019 09h23 - Atualizado em 15/02/2019 17h57

Na última terça-feira (12), o deputado Wellington do Curso (PSDB) esteve reunido com representantes de quatro associações de pessoas com doenças genéticas e raras (AMAGER, AMAPEB, ASPDOFT-MA e AHEMA), na Assembleia Legislativa, para juntos traçarem uma linha de condução de ações, que garantam prioridade e qualidade no tratamento em todo o estado.

Atualmente, as pessoas que precisam de tratamento e medicamentos entram com ação judicial para conseguir o que, na verdade, é um direito. A falta de centros especializados também é um agravante, principalmente para quem mora fora da capital maranhense.

“O descaso e a omissão do governo Flávio Dino para com estas pessoas que necessitam de tratamento e medicamentos são um ato grave e inadmissível. Como pode um cidadão ter que judicializar para conseguir algo que é um direito? Pensando nisso, os representantes nos procuraram para que pudéssemos chamar a atenção dos agentes e órgãos públicos, sociedade civil e a todos que possam vir a contribuir para a qualidade de vida destes pacientes. Vamos discutir em audiência, para que todas as solicitações sejam sanadas”, declarou Wellington do Curso.

Na reunião ficou agendada uma audiência para o próximo dia 27, na Assembleia Legislativa, às 14h. Serão convidados profissionais da área da saúde; conselhos estaduais e municipais de pessoas com deficiência física; secretarias de Saúde Estadual e Municipal; Defensoria Pública (DPE); OAB/MA; Ministério Público (MPE); alunos e representantes de universidades e faculdades na área da saúde; além de pacientes e associações de pessoas com doenças genéticas e raras.