Duarte Jr. e Prefeitura de São Luís realizarão mutirão para 200 castrações na Praça dos Gatos

Assecom / Dep. Duarte Jr.
18/02/2019 09h28 - Atualizado em 18/02/2019 09h47

A “Praça dos Gatos”, na Avenida dos Africanos, é um local famoso na capital maranhense pelo abandono de dezenas de animais, que ficam expostos à violência e sujeitos à proliferação de doenças. Mas, uma reunião realizada no dia 15 de fevereiro, com a presença do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, organizações de defesa da causa animal, e o deputado estadual Duarte Jr. (PCdoB) estabeleceu uma série de ações pelos direitos dos animais e em prol da saúde pública.

“Será uma iniciativa envolvendo poder público e a sociedade civil organizada. Nesta primeira ação, vamos castrar 200 animais, sendo 100 por conta da Prefeitura de São Luís e 100 por minha conta”, informou Duarte Jr. “Após esse mutirão, os gatos serão destinados para adoção responsável”, completou o deputado.

Com apoio do Núcleo de Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, a iniciativa é uma antiga reivindicação tanto da população, quanto das ONGs, como a Associação Maranhense dos Direitos dos Animais (Amada). “Estamos muito felizes de ter esse apoio na política, finalmente a causa animal está sendo tratada”, comemorou a associação em suas redes sociais.

Já Taiani Guaidolini, idealizadora da ONG Lar de Noé, adverte que é fundamental que a própria população se conscientize quanto aos problemas causados pelo abandono. “Esta parceira vai fazer a questão animal tomar novos rumos. Crimes contra os animais também devem ser punidos, porque os animais são seres de direito e isso tem que ser respeitado”, ressaltou.

Em conjunto com essas ações, a Prefeitura buscará a assinatura de um convênio, que garanta o mesmo benefício a mais de 1.500 animais abandonados em São Luís.