“É uma honra fazer parte da gestão Flávio Dino”, afirma Rubens Júnior, deputado federal que assumirá a Secid

Evandro Júnior / Agência Assembleia
18/02/2019 17h05 - Atualizado em 19/02/2019 17h12

“É uma honra fazer parte da gestão Flávio Dino”,  afirma Rubens Júnior, deputado federal que assumirá a Secid

O deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), que assumirá a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), foi o entrevistado desta segunda-feira (18) no quadro “Sala de Entrevista”, do programa “Portal da Assembleia”. Ele conversou com o jornalista Juraci Filho sobre a experiência de comandar, pela primeira vez em sua carreira política, uma secretaria estadual e elencou três eixos que nortearão seu trabalho à frente da pasta, dando continuidade ao trabalho de Flávia Alexandrina, que deixa a Secid para assumir a Secretaria de Gestão e Previdência.

“É um orgulho e uma honra poder fazer parte da gestão do governador Flávio Dino, apontado como o que mais cumpre promessas no Brasil e que foi reeleito com quase 60% dos votos. Isto quer dizer que há um time que vem dando conta do recado e, por isso, é aprovado pela população. Nós aproveitaremos a nossa experiência adquirida até aqui para mais esse desafio”, disse.

Segundo Rubens Júnior, sua qualificação técnica (ele é mestre em Direito Constitucional e está cursando MBA em Gestão Pública), que o subsidiou ao longo dos mandatos como deputado estadual e também como deputado federal, será de extrema valia para o desafio na Secid.

“Entre outras coisas, fui líder da oposição na Assembleia Legislativa, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder de um bloco em Brasília. Ou seja, é um acúmulo de experiências que levarei comigo para este novo momento. Nós iremos manter a coerência e a esperança que nos trouxeram até aqui”, garantiu.

O secretário adiantou que sua gestão estará centrada em três eixos prioritários, tais sejam: “habitação”, “regularização fundiária” e “desenvolvimento urbano”. No eixo “habitação”, por exemplo, ele lembrou que há diversos programas habitacionais em andamento e afirmou que dará continuidade a todos eles.

Em se tratando do eixo “regularização fundiária”, disse que em São Luís há pessoas que não possuem a titulação de sua propriedade e que, por isso, vivem como se fossem posseiros. “O governo Flávio Dino vem concedendo muitos direitos e nosso objetivo é continuar esse trabalho pela garantia da moradia”, frisou.

Perguntado sobre como atuará para tentar resolver os problemas do déficit habitacional e do saneamento básico, entre outros, tendo em vista a realidade orçamentária a nível federal, que perpassa as crises financeiram e política e a instabilidade econômica, o secretário ressaltou que já providenciou um levantamento de todos os contratos e convênios em execução.

"Há obras cujos subsídios já estão na conta do Governo do Estado, na conta específica do convênio, para sua conclusão. Ou seja, o primeiro ponto é dá sequência ao que já está garantido. O segundo são os novos projetos, pois a força de um projeto técnico de qualidade sobressai-se à política. O presidente e o governador já sinalizaram que não haverá nenhum tipo de retaliação por questões político-partidárias. O terceiro ponto é o que trago da minha experiência no segmento jurídica: o combate à lavagem de dinheiro”, finalizou.