Deputados estaduais prestigiam posse da nova mesa diretora do TRE-MA

Jéssica Barros / Agência Assembleia
26/02/2019 21h47 - Atualizado em 27/02/2019 14h39

Deputados estaduais prestigiam posse da nova mesa diretora do TRE-MA

Deputados estaduais prestigiaram, nesta terça-feira (26), a cerimônia de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Eleitoral, que, agora, conta com os desembargadores Cleones Cunha e Tyrone Silva como presidente e vice-presidente, respectivamente, para o biênio 2019-2020.

Membros dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo compuseram a mesa da solenidade, entre eles, o presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PC do B), o governador Flávio Dino (PC do B), o vice Carlos Brandão (PRB) e magistrados.

Além do presidente Othelino, os deputados Rafael Leitoa (PDT), Cleide Coutinho (PDT), Daniella Tema (DEM), Vinicius Louro (PR), Professor Marco Aurélio (PC do B), Antônio Pereira (DEM) e Duarte Júnior (PC do B) estiveram presentes na cerimônia e enalteceram a importância da boa condução da Justiça Eleitoral.

“É um momento de empoderamento das instituições de direito e, por essa razão, estamos aqui presentes, desempenhando esse ato selênico, contribuindo para que cada vez mais nosso estado democrático de direito seja garantindo por meio de instituições, como o TRE”, disse Duarte.

O líder do governo, Rafael Leitoa, desejou sorte ao novo comando da Corte Eleitoral. “Desejamos sucesso nessa nova gestão no TRE, que é um importante instrumento da Justiça, principalmente porque é onde ratificamos é intenção do eleitor com relação ao voto. Por isso viemos desejar boa sorte e nos colocar à disposição”, ressaltou.

A deputada Daniella Tema também desejou sucesso ao desembargador Cleones Cunha na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Metas e Expectativas

Para o presidente do Tribunal, desembargador Cleones Cunha, a expectativa é que, até 2019, a identificação biométrica tenha chegado em todo o Maranhão. Segundo o magistrado, pouco mais de 70% do eleitorado maranhense realizou a biometria. “A meta é que até dezembro deste ano a única identificação do eleitor seja a digital, para que, futuramente não exista fraude eleitoral no nosso estado”, ressaltou.

“Com a identificação biométrica chegando em todos os municípios e em todos os cidadãos que exercem o direito de votar, estaremos acompanhando o momento excepcional de avanços das novas tecnologias e uso de eletrônico”, completou o desembargador Tyrone Silva.

O vice-presidente do TRE também foi empossado para o cargo de corregedor regional eleitoral. “Chego aqui com determinação, tranquilidade e vontade de trabalhar. Cumprir nossa obrigação é a principal expectativa, qualificar o eleitor, prepará-lo para as eleições, proclamar os eleitos e, claro, fiscalizar qualquer tipo de abuso”, destacou.