Daniella Tema defende maior participação da mulher na política e benefícios para a região central do Maranhão

Ribamar Santana - Agência Assembleia
11/03/2019 17h33

A deputada Daniella Tema (DEM), membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi a entrevistada do quadro “Sala de Entrevista” desta segunda-feira (11), no telejornal Portal da Assembleia, na TV Assembleia. Ela falou, entre outros assuntos, de sua atuação parlamentar e, particularmente, da participação da mulher na política e de sua preocupação com as políticas públicas nas áreas da saúde e educação.

“Considero-me uma pessoa que conhece bem a realidade da saúde em nosso estado, justamente por ter dirigido um dos maiores hospitais do Maranhão, o primeiro macrorregional do interior, localizado no município de Presidente Dutra. Portanto, são muitos anos trabalhando nessa região, com uma população de quase dois milhões de habitantes. Conhecemos bem as necessidades, as queixas e as principais reivindicações daquela população”, enfatizou.

Segundo a parlamentar, a maior reivindicação da população daquela região diz respeito ao atendimento a pacientes que precisam de hemodiálise. “Percorrer em torno de 500 ou 600 km, dia sim, dia não, para ter acesso a esse serviço, é submeter esses pacientes a um duplo sofrimento. E muitos deles não resistem e morrem.  É fundamental levarmos esse serviço para mais perto da população”, defendeu.

Indicações apresentadas

Daniella Tema esclareceu que, em razão disso, apresentou indicação ao Governo do Estado para que os serviços de urgência e emergência, que atendem a esses pacientes, sejam ampliados, também, em nível de ambulatório. “Já nos reunimos com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que se comprometeu a mandar a equipe da engenharia para verificar as instalações. Dispomos de espaço físico e de profissionais de saúde, no caso nefrologistas, para a implantação desses serviços”.

A deputada revelou que também esteve com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para reiterar o pedido do prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), que solicitou a implantação de uma unidade do Instituto de Educação do Maranhão (IEMA) na região central do Estado.

“Coloco-me também como representante da juventude de minha região e, portanto, nada mais justo do que pedir mais unidades de educação, uma vez que elas contribuem enormemente para tirar o jovem da rua e da criminalidade. Na oportunidade, fui informada que já está sendo licitada a construção do Iema e, provavelmente, no próximo ano, entrará em funcionamento”, complementou.

Força do DEM

Indagada sobre a contribuição do Partido Democrata (DEM), que tem a terceira maior bancada da Assembleia com cinco deputados, Daniella Tema disse que aproveitará o espaço da maior maneira possível, buscando mostrar serviços a quem nela depositou confiança. "Serviços que, com certeza, corresponderão a todos os anseios da população maranhense”.

Participação da mulher na política

Para a deputada, a mulher ainda tem pouco espaço na política, mas reconhece que esse espaço vem crescendo e que a prova maior é o que acontece na Assembleia Legislativa do Maranhão, cuja Mesa Diretora é composta por mulheres, em sua maioria (cinco dos nove integrantes). “Espero que isso sirva de exemplo para outros estados. Infelizmente, hoje se percebe que, muitas vezes, as mulheres são usadas pelos partidos simplesmente para atender o que a lei determina. Enquanto isso não mudar, não seremos maioria nos parlamentos”, salientou.

Mensagem às mulheres

“Com todo o prazer do mundo, digo a todas as mulheres que só depende de nós conquistar o nosso espaço. Só depende das nossas lutas e não podemos desistir no meio do caminho. Sabemos que não é fácil, mas que somos capazes. A prova disso é que nós, hoje, damos conta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo como, por exemplo, cuidar da casa, dos filhos, trabalhar fora e se destacar. Isso mostra a nossa força.  E não podemos ficar caladas diante das agressões e injustiças que vêm acontecendo mundo afora. Contem comigo para ser uma voz para se juntar a de todas vocês.”, declarou Daniella Tema, ao parabenizar as mulheres pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher