Assembleia realiza curso de Assessoria Parlamentar por meio da Escola do Legislativo

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
19/03/2019 15h34 - Atualizado em 19/03/2019 15h49

A Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, realiza nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação, o Curso de Assessoria Parlamentar, no horário das 14h às 18h. O evento é destinado, preferencialmente, aos assessores parlamentares dos deputados e aos parlamentares e tem como professores os consultores legislativos da Casa  Anderson Rocha e Flávio Olímpio.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Social da Assembleia, Silvana Leal, o curso tem uma carga horária total de 24 h, dividida em três módulos de 8h cada. O módulo I, que acontece hoje e amanhã, tem como tema “Elaboração Legislativa”; o módulo II, a ser realizado nos dias 02 e 03 de abril, o tema é “Fundamentos Jurídicos do Processo Legislativo” e o módulo III, que acontece nos dias 22 e 23 de abril, com o tema “Redação Legislativa e Introdução ao Regimento Interno”.

“A iniciativa de realizar esse curso é em cumprimento à determinação do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e em razão da renovação que se deu na Assembleia, nas últimas eleições, com a chegada de um número significativo de novos parlamentares. Por isso, em parceria com a Consultoria Legislativa da Casa, elaboramos esse curso, que tem por objetivo capacitar os servidores da Casa e os parlamentares a prestar um serviço de qualidade cada vez melhor e mais eficiente aos cidadãos maranhenses.”, destacou Silvana Leal.

O professor Flávio Olímpio disse que o curso é muito bem-vindo, principalmente nesse momento em que a Legislatura se inicia e que novos servidores estão entrando na Casa e, também, pela oportunidade de, anualmente, haver uma certa requalificação do corpo de servidores efetivos. “A Casa tem tido essa preocupação de sempre manter seu corpo de servidores efetivos e comissionados atualizados, sempre procurando melhorar a prestação do serviço posto à disposição da sociedade. Formatamos um curso em que se vai abordar assuntos relacionados a toda a atuação dos servidores e dos parlamentares “, ressaltou.

Agradecimento pela oportunidade

O jornalista Lineker Costa, assessor parlamentar do deputado Rildo Amaral, agradeceu a Assembleia pela oportunidade e parabenizou a iniciativa. “Vejo esse curso como um gesto de acolhimento desta Casa aos novos servidores. Vejo com bons olhos essa inciativa. Minha expectativa é de ampliar meus conhecimento e poder prestar um bom trabalho”, frisou.

Gyna Kelly Serrão, servidora do setor de Revisão, também elogiou a iniciativa da Assembleia e revelou suas expectativas. “Assim como o curso anterior que participei sobre Processo Legislativo Orçamentário, no qual aprendi muito, espero aprender muito mais sobre assessoria parlamentar. Sou muito curiosa e acho muito importante se conhecer muito bem o trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo Estadual”, revelou.

A assessora parlamentar do deputado Marcelo Tavares (PSB), Josivalda Almeida do Vale, disse que sua expectativa em relação ao curso é de conhecer mais sobre esse trabalho e poder prestar uma assessoria cada vez mais eficiente. “Agradeço à Assembleia por essa oportunidade. Com certeza, vou sair desse curso mais qualificada para prestar uma assessoria parlamentar de melhor qualidade”, complementou.