César Pires busca solução entre moradores do condomínio Jardins e representantes da Cyrela

icone-whatsapp
Agência Assembleia
20/03/2019 18h34 - Atualizado em 21/03/2019 12h49

César Pires busca solução entre moradores  do condomínio Jardins e representantes da Cyrela
Foto original

O deputado César Pires (DEM) intermediou, na tarde desta quarta-feira (20), na sala da Escola do Legislativo, na Assembleia, uma reunião entre moradores dos condomínios Provence e Toscana, no empreendimento Jardins, localizado no bairro Altos do Calhau. A reunião foi o desdobramento da "CPI da Cyrela", instalada em novembro de 2018, por iniciativa do deputado Zé Inácio (PT), que investigou irregularidades cometidas pela construtora em diversos projetos habitacionais em São Luis.

Moradores do Toscana e do Provence tiveram de ser remanejados para outros locais, quando o Corpo de Bombeiros detectou uma série de problemas, como vazamento no sistema de fornecimento de gás, infiltrações no subsolo, nas cisternas e na instalação elétrica. Eles também relataram problemas no fornecimento de água.

Helena Rugeri, que é síndica do Provence, destacou que o problema chamou a atenção da Assembleia Legislativa e do Ministério Público, por meio da promotora Lítia Cavalcante, que fizeram com que a Cyrela arcasse com a quantia de R$ 3 mil por mês para que cada condômino arcasse com despesas de aluguel enquanto os reparos necessários eram realizados.

“Ocorre é que a Cyrela conseguiu o Habite-se em março deste ano e no dia 6 deste mês, anunciou que estava tudo resolvido. Mas essa não é a verdade. Muitos dos problemas continuam e, por isso, os moradores buscaram o apoio do deputado César Pires, para que intermediasse  esse encontro, pois queremos uma solução. São 384 apartamentos e a maioria continua apresentando problemas", afirmou a síndica.

O engenheiro civil Jonas Silva Lima, que é síndico do Toscana e representante técnico dos moradores, confirmou as palavras de Helena Rugeri e destacou que, sob sua ótica, o maior drama do condomínio diz respeito ao fornecimento de água. “Temos que ser abastecidos por carros-pipas, uma vez que a água oriunda do poço artesiano perfurado pela construtora, além de salobra, apresenta consideráveis níveis de coliformes fecais”, afirmou.

Ao término da reunião, o deputado César Pires disse que a conversa foi proveitosa, uma vez que a Cyrela comprometeu-se a agilizar a busca de uma solução para os problemas apontados pelos moradores. “O encontro foi exitoso, porque conseguimos a garantia de que a empresa se empenhará e resolverá os problemas de uma vez por todas”, afirmou o parlamentar. 


Banner