Assembleia homenageia Conselho Regional de Medicina Veterinária e os 50 anos de regulamentação da profissão

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
28/03/2019 16h31 - Atualizado em 28/03/2019 20h32

Assembleia homenageia Conselho Regional de Medicina Veterinária e os 50 anos de regulamentação da profissão
Foto original

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (28), no Plenário Deputado Nagib Haickel, sessão solene em comemoração aos 37 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão e aos 50 anos de regulamentação da profissão de médico veterinário. A iniciativa foi do deputado César Pires (PV), aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.

O evento foi presidido pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) e contou com a presença dos deputados Zito Rolim (PDT) e Carlinhos Florêncio (PC do B); do vice-governador, Carlos Brandão; da presidente do Conselho, a médica veterinária Francisca Neide Costa; do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, Luís Carlos Barboza; do promotor de Justiça Marco Antônio, além de veterinários, zootecnistas e convidados.

César Pires agradeceu a presença dos convidados e destacou a importância do CRMV para o Maranhão. Ele elogiou a atuação dos profissionais que trabalham em defesa da saúde e bem-estar dos animais, da saúde pública e do meio ambiente. O Maranhão tem, atualmente, 2.026 médicos veterinários, sendo 1.464 atuantes e 196 zootecnistas, com 146 em atividade. Na oportunidade, foram entregues placas comemorativas aos profissionais veterinários.

“O Conselho entra em um momento de importância histórica para a Medicina Veterinária e para a Zootecnia, que comemoram este ano 50 anos de criação das Leis 5517 e 5550, tendo como desafios as discussões em defesa da inserção dessas duas profissões nos espaços que são de suas competências técnicas, em defesa da saúde e bem-estar dos animais, da saúde pública e do meio ambiente. Portanto, é mais do que merecida a homenagem que esta Casa presta a esses profissionais", disse César Pires.

Justa homenagem

“Sem dúvida, esta é uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa presta ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Quero parabenizar o presidente Othelino Neto e os demais deputados, que acataram, de forma unânime, o pedido do deputado César Pires.  Esta sessão solene trouxe a aproximação e a possibilidade de conhecermos melhor  o trabalho dos médicos veterinários”, disse Wellington do Curso.

O vice-governador, Carlos Brandão, disse ser a homenagem mais do que justa. Ele parabenizou o Legislativo Estadual e elogiou a atuação dos profissionais.  “Esta homenagem é mais do que merecida, pois são 50 anos de regulamentação da profissão de médico veterinário  e zootecnista  e 37 anos  da criação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Eu, como veterinário, não poderia deixar de  prestigiar essa sessão solene  e prestigiar uma profissão que ajuda muito o Brasil, principalmente fiscalizando os produtos que cheguem  na nossa mesa, além das questões da aftosa e dos animais de pequeno e médio porte, onde os veterinários e zootecnistas têm uma importância muito grande”.

A presidente do Conselho, Francisca Neide Costa, disse que ficou feliz com a homenagem aos profissionais que, segundo ela, têm grande importância para o Maranhão. “Nós ficamos muito felizes pela Assembleia Legislativa acatar o nosso pedido para homenagear os 50 anos do Conselho. Hoje, estamos comemorando a regulamentação das leis que criaram as profissões de Medicina Veterinária e Zootécnica,  no Brasil.  Então, é exatamente meio século dessas profissões que são de grande importância  para o Maranhão, atuando em diferentes áreas, desde a inspeção dos alimentos, o controle de qualidade e saúde pública, principalmente em relação  ao bem-estar animal”.  

Luís Carlos Barboza Tavares, que é vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, prestigiou o evento e parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa.  “É uma homenagem importante que esta Casa presta à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Eu me sinto muito feliz de estar aqui, pois é o reconhecimento da importância dessas duas áreas no sistema do Conselho Federal e que busca desenvolver um trabalho de excelência e essencial para a sociedade”.

 Criação do Conselho

O Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão foi criado em 11 de dezembro de 1981, ao ser desmembrado do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará, passando então a ter sede própria na capital, São Luís.

Após a sua implantação, a abertura do primeiro livro ata do CRMV-MA foi realizada em 10 de março de 1982, na sede provisória, localizada na Av. João Pessoa, 268, no bairro do Outeiro da Cruz, em São Luís. Naquele ano, a gestão era do então presidente Raimundo Cardoso Nogueira. A sede atual foi fundada em 18 de agosto de 2006, na Rua Astolfo Marques, 57, no bairro Apeadouro, na gestão do médico veterinário Fernando Luís Mendonça Lima.

Os desafios para a implantação do Conselho órgão eram muitos, desde a contratação de pessoal, a aprovação de regimento interno baseado no Conselho Federal, pagamento de piso salarial até a regulamentação do exercício da profissão.

Ainda naquele mesmo ano, em 6 de agosto de 1982, a única chapa registrada na primeira eleição do CRMV foi declarada vencedora, tendo como presidente Antônio Dias de Moraes. O número de inscritos chegava a 221 profissionais, dentre estes, 215 eram médicos veterinários. A primeira reunião da Diretoria Executiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão aconteceu dia 14 de setembro de 1982. 


Banner