Hélio Soares destaca reunião do Colegiado de Presidentes de Assembleias do Nordeste

icone-whatsapp
Ribamar Santana - Agência Assembleia
01/04/2019 18h45

Hélio Soares destaca reunião do Colegiado de Presidentes de Assembleias do Nordeste
Foto original

O deputado Hélio Soares (PR) destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (01), a reunião do Colegiado dos Presidentes de Assembleias do Nordeste - ParlaNordeste, realizada na última sexta-feira (29), na Assembleia, e presidida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Inicialmente, Hélio Soares parabenizou o deputado Othelino Neto por sua eleição para presidir o ParlaNordeste e ressaltou a importância dessa instância de discussão de temas de fundamental interesse para a região Nordeste como, por exemplo, a questão do Pacto Federativo. “O Pacto Federativo é um tema com o qual o nosso presidente Othelino Neto tem grande afinidade, assim como também as demais políticas públicas para a região Nordeste, principalmente as que envolvem os órgãos de desenvolvimento dessa região como, por exemplo, o Banco do Nordeste e outros”, salientou.

Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste

O deputado anunciou que apresentou requerimento propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste (BNB) no sentido de barrar a intenção do Governo Federal de fazer a fusão do BNB com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Não podemos concordar de jeito nenhum que isso aconteça. É a mesma coisa que um elefante pisar um caroço de milho. Se isso acontecer, será um desastre, principalmente para os nordestinos, uma vez que o Banco do Nordeste tem as suas ações voltadas mais precisamente para o Nordeste. Então, nós temos que nos agregar aqui, senhoras e senhores deputados, por meio dessa Frente. Não podemos deixar que isso ocorra”, defendeu.

Prerrogativas dos deputados

O deputado ressaltou também a discussão travada no ParlaNordeste a respeito das prerrogativas dos parlamentares estaduais, que considerou limitadas devido à falta de mobilização dos próprios deputados. “Temos que criar mecanismos que possam influenciar no Congresso Nacional. Não podemos ficar de braços cruzados, deixando só que a União e o Congresso tenham a prerrogativa de criar municípios. Quem tem condições de criar municípios é o próprio Estado. Nós, deputados estaduais, conhecemos melhor a realidade dos municípios. Estamos acompanhando atentamente a tramitação da PEC 37, que está em vias de ser votada no Senado e que trata dessa prerrogativa”, alertou.


Banner