Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais poderão ter cadastro estadual no MA

Assecom / Dep. Dr. Yglésio
03/04/2019 17h00

“Como médico, muita vezes temos dificuldade de acompanhar o que acontece depois do consultório”, assim iniciou o deputado Dr. Yglésio (PDT), na sessão plenária desta terça-feira (3), para falar das dificuldades enfrentadas pelos portadores das Doenças Inflamatórias Intestinais no Maranhão. No cotidiano parlamentar, o médico Yglésio revelou que tem oportunidade de conhecer o outro lado dos pacientes. Na semana passada, ele se reuniu com representantes da Associação Maranhenses de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMADII), para tratar das dificuldades dos portadores de DII.

A principal reivindicação da AMADII é efetivar o Cadastro Estadual de Portadores de DIIs. Hoje, no Maranhão, não há um mapeamento dos pacientes que sofrem, principalmente, da Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Conhecer o perfil desses pacientes é essencial para desenvolvermos programas e políticas públicas. “Vamos apresentar nesta Casa uma proposição que cria um cadastro para esses portadores de doenças inflamatórias intestinais. Com isso, poderemos localizar onde estão os pacientes, saber quem são e o perfil dos mesmos”, defendeu o deputado Dr. Yglésio.

Dificuldade de realização de exames

O esgotamento da medicina de plano de saúde agravou a situação do Sistema Único de Saúde, segundo o parlamentar. “Com o esgotamento da medicina de plano de saúde, no contexto de crise econômica, perdemos muitos pacientes. Só em São Luís, por exemplo, 60 mil pessoas perderam o seu plano de saúde”, informou.

Com a demanda crescente no SUS, o exame de colonoscopia, considerado um procedimento simples, pode demorar até 1 ano para ser feito.

Sintomas como diarréia crônica, sangramento intestinal, perda de peso e infecções fazem parte da realidade desses pacientes. “Para além da dor, consideremos a ansiedade das pessoas que, em alguns casos, demoram de 6 meses a 1 ano para realizar uma colonoscopia. Um exame simples, rápido, seguro, tão pouco realizado pelo SUS.”, alertou, acrescentando que São Luís realiza, aproximadamente, 300 colonoscopias por mês para atender todo o Maranhão.

O deputado Dr. Yglésio (PDT), vice-presidente da Comissão de Saúde, também garantiu que manterá o diálogo com a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), para garantir melhor entrega dos medicamentos a esses pacientes.

Agradecimento

Pelas redes sociais, a AMADII agradeceu o apoio prestado pelo deputado Dr. Yglésio. “Hoje, a AMADII vem a público, mais uma vez, agradecer o deputado Yglésio, por abraçar e lutar conosco por um Cadastro Estadual de Portadores de DIIs no Maranhão e, assim, trazendo mais agilidade nos nossos exames. Nosso muito obrigado, juntos somos mais fortes!”.