Escola do Legislativo promove curso de Redação Oficial e Língua Portuguesa

icone-whatsapp
Annyere Pereira / Agência Assembleia
08/04/2019 16h08

Escola do Legislativo promove curso de Redação Oficial e Língua Portuguesa
Foto original

Começou na manhã desta segunda-feira (8), na Escola do Legislativo, o Curso de Redação Oficial e Língua Portuguesa, voltado para os servidores da Assembleia Legislativa. O curso, ministrado pela professora Ana Luiza Nazareno Ferreira, vai até o dia 17 de abril, das 8 às 12h. O objetivo é capacitar o servidor a redigir com clareza textos na norma culta padrão e documentos oficiais.

De acordo com a professora Nazareno Ferreira, com carga horária de 32 horas, o curso aborda a questão da revisão gramatical, reforma ortográfica, qualidades da redação, pronome de tratamento e, por fim, a redação de documentos. O conteúdo atualizado foi retirado do Manual de Redação da Presidência da República.

“É de importância ímpar a participação dos servidores no curso. Não é permitido que saia de uma repartição pública, principalmente da Assembleia Legislativa, documentos com erros de português. É a nossa língua e devemos usá-la da melhor maneira possível”, observou.

A professora fez uma importante observação em relação às recentes mudanças na redação inicial. “Ainda sim, é comum, em pleno século XXI, nos deparar com expressões que não se usam mais. As pessoas precisam se adequar ao moderno, ao objetivo e à clareza,  qualidades de uma boa redação”.

A professora Nazareno Ferreira parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa. “Parabenizo pela consciência em oferecer qualificação e capacitação ao servidor”, disse a professora, que defendeu uma forma constante de oferecer conteúdo atualizado ao servidor.

Servidor Avalia

A servidora Aretusa Mayara de Sousa Almeida falou da satisfação em participar de mais uma capacitação promovida pela Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo. “O curso está sendo de extrema importância e vai me ajudar tanto no ambiente de trabalho, quanto fora também”.

Já Gilmara Menezes contou que o Curso de Redação Oficial e Língua Portuguesa dá a possibilidade do servidor aprimorar o conhecimento, uma vez que a língua passou por recentes atualizações “Uma ótima oportunidade que a Assembleia dá aos servidores”.

Luis Alberto Trabulsi, da Escola do Legislativo, disse que o curso é de total relevância para a Casa, tendo em vista que o conteúdo faz parte do dia a dia do servidor, que escreve os documentos oficiais da Casa. “Então é de fundamental importância que o servidor tenha a escrita correta”, explicou.

 


Banner